Disciplina Curricular
Tectónica Tecto
Licenciatura Bolonha em Geologia - 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia com Minor em Biologia
Período:
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Biologia
Período:
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia e Recursos Geológicos
Período:
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia Aplicada e do Ambiente
Período:
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Informática
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo geral desta disciplina é o de ganhar uma compreensão intuitiva da evolução tectónica da Terra, numa perspetiva geodinâmica de um planeta com tectónica de placas ativo, e em particular: a) Compreender a Teoria da Tectónica de Placas como uma teoria global e unificadora das ciências da Terra sólida enquadrada no seu contexto histórico. b) Compreender os mecanismos forçadores da tectónica de placas e convecção do manto terrestre, e a sua ligação às diferentes esferas do Sistema Terra (e.g., hidrosfera e atmosfera). c) Capacitação de uma análise intuitiva e quantitativa dos processos tectónicos e geodinâmicos a diferentes escalas espácio-temporais, sempre ligada a diferentes casos de estudo. d) Proficiência na análise de dados geotectónicos e ferramentas de modelação numérica e análoga.
Programa
Abordagem teórica: - Fundamentos da Teoria da Tectónica de Placas. Contexto histórico, conceito de placa litosférica e principais mecanismos forçadores. - Tipos de limites de placa: divergente, convergente e transformante, e respetivos exemplos naturais. - Ciclo de Wilson e ciclo dos supercontinentes. Margens continentais, alastramento oceânico, plumas e evolução orogénica. - Evolução tectónica do planeta Terra. Componente teórico-prática: - Análise tectónica de mapas geológicos reais selecionados a diferentes escalas (locais a globais) e de outro tipo de dados geotectónicos (e.g., mapas com velocidades GPS, reconstruções, anomalias magnéticas). - Modelação tectónica e geodinâmica: exemplos de diferentes estilos tectónicos, e.g., rifting, zonas de subducção, falhas de desligamento (componente numérica através do uso do Underworld e componente laboratorial através de experiências com caixas de areia a fluídos).
Métodos de ensino e avaliação
Métodos de Ensino: Aulas teóricas expositivas e de discussão que irão introduzir a teoria da tectónica de placas no seu contexto histórico, discutir os processos e mecanismos forçadores, e explorar exemplos naturais chave. Aulas teórico-práticas dedicadas à interpretação e análise de dados tectónicos (e.g., mapas), desenvolvimento de modelos numéricos geodinâmicos da perspetiva do utilizador e desenvolvimento de modelos análogos (e.g., riftes e prismas acrecionários). Avaliação: Componente teórica (50%): - Pequenos trabalhos ao longo do semestre e correspondente discussão (30%). - Exame final (20% ou 50% em alternativa). Componente teórico-prática (50%): - Avaliação contínua do empenho e desempenho dos alunos ao longo do semestre (5%). - Três relatórios intercalares ao longo do semestre, correspondentes à componente de interpretação de mapas, modelos numéricos e modelos análogos (15% cada). - Exame final (50%, em alternativa)