Disciplina Curricular
Prospeção Mineral PMine
Licenciatura Bolonha em Geologia - 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia e Recursos Geológicos > 535 - Opção GRG > 2º semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
(1) Saber identificar as metodologias adequadas à prospecção para os diferentes tipos de depósitos minerais.(2) Definir, decidir e fiscalizar a execução dos planos de sondagens.(3) Utilizar as metodologias necessárias da amostragem aos diferentes tipos de depósitos minerais.(4) Saber identificar, comparar e avaliar as metodologias adequadas ao cálculo deRecursos Minerais.(5) Compreender e saber a importância relativa dos diferentes sectores da actividade mineira na elaboração do Plano de Viabilidade Económica.(6) Compreender e saber utilizar os conceitos mineiros para a realização de reconciliações mineiras, produção versus reservas, eoutros aspectos relevantes na prática profissional.
Programa
O programa procura dar a conhecer as metodologias de trabalho desde a descoberta de um depósito mineral até à sua exaustão. Abordam-se (1) os objectivos e estratégias de prospecção e pesquisa; (2) a morfologia de cada tipo de depósito e suas implicações na escolha do método de produção mineira; (3) as sondagens como técnica de prospecção e respectiva caracterização com a finalidade de classificar recursos minerais; (4) a perspectiva contratual envolvida nas sondagens tanto ao nível técnico como jurídico; e (5) as etapas necessárias à análise de viabilidade económica de um depósito mineral. Em todos os tópicos serão referidos casos de estudo paradigmáticos, dando especial ênfase a tipologias não abordadas ou apenas afloradas em unidades curriculares afins precedentes.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas seguidas de sessões práticas onde se resolvem e discutem diversosproblemas numéricos. Todas as aulas têm documentos suporte. Esclarecimentos adicionais podem ser realizados em duas horas semanais disponibilizadas para o efeito. Exame final teórico-prático.