Disciplina Curricular
Objeto, Métodos e Aplicações da Geologia OMAG
Licenciatura Bolonha em Geologia - 6_LGEO (3 anos) 2022/23
Contextos
Grupo: 6_LGEO (3 anos) 2022/23 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo fundamental da unidade curricular é dar aos estudantes várias noções importantes para a sua futura inserção na profissão de geólogo: 1. Qual a posição da Geologia no contexto do edifício científico global? 2. Quais os objectos de estudo da Geologia? 3. Como se cria o conhecimento geológico? 4. Qual a relevância do conhecimento geológico para as sociedades atuais, não só do ponto de vista técnico e industrial, mas também do ponto de vista das opções de desenvolvimento com que a sociedade atualmente se debate.
Programa
Estrutura e composição da Terra. Evolução dos sistemas terrestres, os ciclos geoquímicos e petrológicos. Importância de outros ramos do conhecimento (matemática, física, química, biologia, engenharia) na construção do conhecimento geológico. Características fundamentais da investigação geológica: a. Inseparabilidade entre teoria e observação. b. O método das múltiplas hipóteses de trabalho. c. A validação prévia das teorias por recurso ao princípio das causas actuais. d. Limitações da experimentação em Geologia Relevância do conhecimento geológico para a vida da sociedade moderna a. Ubiquidade das matérias-primas de origem mineral b. O conhecimento geológico como condição sine qua non do desenvolvimento tecnológico moderno c. Importância do conhecimento dos processos geoquímicos naturais na gestão da sustentabilidade (reciclagem e libertação ambiental de materiais) d. O estudo dos ambientes passados como meios auxiliares de previsão no combate às alterações globais
Métodos de ensino e avaliação
O ensino será ministrado essencialmente por via expositiva. Tratando-se de uma disciplina com muitos alunos e que trata matérias que por vezes são de grande abstração, qualquer outro método parece desaconselhável. É evidente que algumas das matérias podem facilmente prestar-se a trabalhos de pesquisa por parte dos estudantes, mas tais métodos necessitam de acompanhamento que não pode ser assegurado com qualidade a grandes populações de estudantes. Por outro lado, os pontos mais abstractos do programa necessitam ser discutidos filosoficamente com o professor para serem correctamente assimilados, o que juntamente com o número esperado de estudantes, impõe a aula magistral. Pelas mesmas razões de ordem pragmática, a avaliação será feita por meio de prova final escrita, ou, em alternativa, dois momentos de avaliação intermédia que, relativamente ao primeiro momento, dependendo da opção dos alunos, poderá ou não consistir num trabalho escrito.