Disciplina Curricular
Processos Geológicos PGeo
Licenciatura Bolonha em Geologia - 6_LGEO (3 anos) 2022/23
Contextos
Grupo: 6_LGEO (3 anos) 2022/23 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Saber descrever e interpretar os processos geológicos no contexto do Modelo da Tectónica de Placas e compreender os fundamentos físicos desses processos. Reconhecer a morfologia da superfície da Terra como o resultado da interação dos processos da dinâmica interna (essencialmente construtores) e os da dinâmica externa (essencialmente erosivos). Saber observar os materiais geológicos, em amostra de mão e em afloramento e registar informação geológica pertinente. Saber representar as relações geométricas observadas em afloramentos, em corte e em planta e elaborar logs. Identificar rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, com base em critérios macroscópicos, no campo e em amostra de mão. Inferir fundamentadamente os processos geológicos envolvidos na formação e evolução geológica de rochas observadas em afloramento. Reconhecer a importância do conhecimento geológico na tomada de decisões que podem ter impacte sobre o Ambiente e a Sustentabilidade da Vida (riscos e recursos geológicos).
Programa
AULAS TEÓRICAS - Sistemas Terrestres e modelo de Tectónica Global – o suporte conceptual dos processos geológicos. Materiais da Terra – a formação das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. O Tempo Geológico. A atividade Tectónica de um planeta dinâmico. Processos geológicos à superfície da Terra e perigosidades associadas. Recursos Geológicos. AULAS LAB e de CAMPO - Observação e Identificação de rochas (lab em estreita articulação com o campo). Preparação dos trabalhos de campo (bases topográficas adequadas à escala dos trabalhos a realizar, recolha bibliográfica, etc.). Uso da bússola, mapa topográfico e GPS (telemóvel/google tools). Aplicação de critérios de campo e em amostra de mão para reconhecimento de diferentes litologias, com identificação de texturas (sedimentares, tectónicas, magmáticas) com recurso à lupa de bolso; elaboração de esquemas geológicos expeditos em corte e em planta colunas lito-estratigráficas e reconstrução de eventos geológicos à escala do afloramento.
Métodos de ensino e avaliação
AVALIAÇÃO: 1-Componente prática – Avaliação formativa e sumativa (50% da classificação final): Mini-testes e exercícios variados escolhidos aula a aula, fichas de trabalho de análise de amostras de mão, prático, relatórios e exame de campo em várias fases. Nota importante: Exige-se a participação a um mínimo de 80% das aulas e dos trabalhos propostos, incluindo o exame de campo; que é obrigatório, assim como a aprovação à componente prática para realização do exame final teórico. 2-Componente teórica – Avaliação sumativa (50% da classificação final): Exame teórico final, com exame de escolha múltipla e a hipótese de uma pergunta de desenvolvimento nessa prova.