Disciplina Curricular

Desafios e Perspetivas Emergentes em Geologia DPEG

Licenciatura Bolonha em Geologia - 6_LGEO (3 anos) 2022/23

Contextos

Grupo: 6_LGEO (3 anos) 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Geologia ou Minor > Licenciatura em Geologia

Período:

Grupo: 6_LGEO (3 anos) 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Geologia ou Minor > Minor em Informática

Período:

Grupo: 6_LGEO (3 anos) 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Geologia ou Minor > Minor em Biologia

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

(1) Avaliar as variáveis adequadas à caracterização dos Sistemas Terrestres e identificar as metodologias que permitam distinguir as assinaturas naturais das que são induzidas e/ou introduzidas pela ação antrópica; (2) Ponderar as razões e implicações associadas às Alterações Globais; (3) Compreender a relevância das séries temporais e do significado estatístico dos dados que suportam modelos quantitativos de gestão e usufruto dos recursos geológicos; (4) Compreender o conceito Desenvolvimento Sustentável, bem como as suas implicações na construção de caminhos que concorram para a descarbonização e desmaterialização da economia, digitalização/robotização e transição energética; (5) Apreciar a importância relativa dos processos de redução, reutilização e reciclagem e as repercussões na gestão dos fluxos de matéria-prima e energia; (6) Analisar as vantagens/desvantagens das diferentes soluções energéticas; (7) Relevar o papel da formação/educação para uma cidadania responsável.

Programa

(1) Observação da Terra: Ciências Espaciais e ferramentas para observar e monitorizar a Terra e os padrões de alteração global; (2) "Big data" e Ciência dos Dados: novas abordagens e desafios nas Ciências da Terra; (3) Risco e emergência: conceitos, abordagens e contextos de aplicação; (4) Resiliência e adaptação: conceitos, metodologias de análise e modelação; (5) Solos: desafios colocados pela sua ocupação, utilização e preservação; (6) Água: abundância, acesso e qualidade; (7) Transição energética e neutralidade carbónica: objetivos, modos de concretização e pressões colocadas nas cadeias de abastecimento de base mineral; (8) Fluxos de matéria na economia e o paradigma da circularidade: metodologias de análise e modelação dos contributos associados aos recursos primários e secundários; (9) Relutâncias sociais às mudanças de paradigma e implicações nas políticas públicas de desenvolvimento; (10) Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade: significados e implicações.

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular é um espaço de debate semanal sobre tópicos que procuram demonstrar a relevância do Conhecimento geocientífico para os grandes desafios do presente e paradigmas futuros. No sentido de estimular a discussão, cada um dos tópicos será introduzido (no seu todo ou parcialmente) de forma sumária, uma semana depois da distribuição de um artigo (ou capítulo de livro) selecionado para contextualização das principais polémicas ou linhas de problematização. Deste modo, todas as aulas/sessões terão documentos suporte e os estudantes são convidados a intervir ativamente na discussão. A participação nas aulas será considerada no processo avaliativo de cada estudante (25%), o qual contará ainda com a elaboração de dois resumos alargados (max. 4 pg.) sobre questões específicas identificadas justificadamente pelos estudantes (35%) e uma frequência final com questões de escolha múltipla (40%). Alternativamente, a avaliação consistirá em um exame final (100%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre