Disciplina Curricular
Geodinâmica Química GQui
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia e Recursos Naturais
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia e Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 503_Lic.Geologia com Minor/Major (4º Ano/2º Sem)-Op. 6
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 503_Lic.Geologia com Minor/Major (4º Ano/2º Sem)-Op. 6
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O calor gerado pelo decaimento radioactivo dos isótopos de U, Th e K é um dos motores da convecção mantélica e, por consequência, do conjunto de processos geodinâmicos agrupados sob a designação de tectónica de placas. A constatação deste facto, chamando a atenção para a necessidade de uma abordagem integrada da estrutura química e física do nosso planeta, levou ao aparecimento da Geodinâmica Química como disciplina fundamental para a compreensão da dinâmica do planeta Terra e para a compreensão dos processos de transferência de massa e energia que, tendo actuado ao longo do tempo, foram determinantes para as características actuais dos reservatórios terrestres. A disciplina de Geodinâmica Química tem por objectivo fundamental o desenvolvimento de competências que possibilitem aos alunos a compreensão global do modo de evolução do planeta Terra, tal como perspectivada a partir dos dados da Geoquímica (elementar e isotópica).
Programa
1. O balanço energético da Terra. 2. Características elementares e isotópicas das rochas magmáticas como indicadores petrogenéticos. 4. Associações petrotectónicas como chave para a compreensão da dinâmica global. 4. Magmatismo oceânico e evolução do manto.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: método expositivo, incentivando em várias alturas da aula a discussão das matérias leccionadas. Aulas práticas: Resolução de problemas quantificando processos magmáticos abordados nas aulas teóricas, seguido de discussão dos resultados obtidos. Alternativa 1 Exame final teórico-prático: 100% Alternativa 2 Frequência teórico-prática: 50% Exame final teórico - prático: 50%