Disciplina Curricular

Elementos de Geologia e Geomorfologia de Portugal EGGP

Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17

Contextos

Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 502_Lic.Geologia com Minor/Major(4º Ano/1º Sem)-Op.4e5

Período:

Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia Aplicada e do Ambiente

Período:

Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia e Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 502_Lic.Geologia com Minor/Major(4º Ano/1º Sem)-Op.4e5

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

É objectivo desta disciplina familiarizar os estudantes com a geologia e a geomorfologia do nosso território, com base na descrição sistematizada mas sintética dos diferentes sectores do Maciço Hespérico, das Orlas e bacias Cenozóicas, bem como o seu enquadramento na geologia e geomorfologia da Península Ibérica. A análise de mapas geológicos e geomorfológicos e fotointerpretação de áreas tipo, permitirá aos alunos adquirirem aptidão para avaliar os contributos da litologia e da estrutura na génese e evolução das formas de relevo mais características do nosso país. O aluno deve adquirir treino de uso simultâneo de mapas topográficos, cartas geológicas e fotografias aéreas, com uma visão geral da geologia e da geomorfologia de Portugal e saber identificar e caracterizar as unidades geomorfológicas para aplicação em estudos nas áreas do Ambiente, Ordenamento, Geologia de Engenharia e Património Geológico. 

Programa

Traços gerais da geologia e geomorfologia de Portugal e Península Ibérica. Distribuição dos terrenos variscos e dos terrenos mesocenozóicos na Península Ibérica. Domínios principais e zonalidade do orógeno varisco: paleogeografia, estilo tectónico, magmatismo e metamorfismo. As orlas mesocenozóicas: a Orla Setentrional ou Cantábrica, a Orla Ocidental ou Lusitânica e a Orla Meridional ou Algarvia. Características gerais do orógeno alpino. Cadeias de tipo intermédio: a Cadeia Ibérica e a Cadeia Costeira Catalã. Cadeias alpinas: a Cadeia Bética e os Pirinéus. Grandes bacias cenozóicas: a Bacia do Ebro, a Bacia do Guadalquivir e a Bacia do Baixo Tejo – Sado. Geomorfologia de Portugal. As Montanhas do Minho. Minho Ocidental e Douro Ocidental. Planaltos e Montanhas de Trás-os-Montes e Alto Douro. Planaltos e Montanhas do Norte da Beira. Cordilheira Central. A Beira Baixa. Alto Alentejo. Baixo Alentejo. O litoral ocidental alentejano. Algarve. Beira Litoral e Estremadura. A região de Lisboa. 

Métodos de ensino e avaliação

A exposição teórica do programa será feita com recurso a apresentações em Power Point. Estas contemplam a geologia, a estrutura e a geomorfologia e são acompanhados de perfis geológicos e esboços geomorfológicos. Incluem-se também quadros de síntese ao nível da região e da unidade paleogeográfica, complementados com documentação fotográfica. A parte teórico-prática consta de 30 exercícios com fotos aéreas de regiões variadas para interpretação, realização de mapas e enquadramento geológico.Um teste teórico e um teste teórico-prático, cada um valendo 50% da nota final. A aprovação implica que as classificações parcelares não sejam inferiores a 50%.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre