Disciplina Curricular
Petrologia Metamórfica PMet
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
As rochas metamórficas, sendo consequência de transformações crostais ocorrendo a várias escalas, permitem, através do estudo das associações minerais que as compõem, o decifrar das variações de P-T, enquanto que as suas texturas preservam informação sobre os processos de deformação a que estiveram sujeitas. O seu estudo deve ser considerado como imprescindível na reconstituição dos processos da geodinâmica crostal. Descrição e interpretação das rochas metamórficas serão, pois, considerados como uma das traves mestras da construção da ideia de Terra dinâmica. Prosseguir-se-á, também, com a ideia da necessidade de rigor quantitativo no estudo dos processos geológicos, em geral, e metamórficos, em particular.
Programa
Descrição e interpretação de rochas metamórficas. Metamorfismo: definição e limites. Os factores de metamorfismo. Tipos de metamorfismo. Critérios para a sistemática das rochas metamórficas. Sistemática das texturas metamórficas. Relações blastese - deformação. Representação diagramática das paragéneses metamórficas. Zoneografia metamórfica: isógrada e fácies metamórfica. Sistematização das fácies metamórficas. Os diferentes tipos báricos de metamorfismo regional: caracteristícas/ocorrências e ambiência geotectónica no âmbito da teoria da Tectónica de Placas. Metamorfismo na Cadeia Varisca Ibéric. Diferentes tipos de reacções metamórficas. Geotermometria e Geobarometria. Evolução das paragéneses metamórficas das séries básica, pelítica e carbonatada em diferentes regimes geotérmicos.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: método expositivo, incentivando em várias alturas da aula a discussão das matérias leccionadas. Aulas práticas: Os estudantes trabalham em grupo na descrição microscópica e macroscópica de rochas metamórficas e individualmente na resolução de problemas. Alternativa 1 Exame final teórico-prático: 100% Alternativa 2 Frequência teórica: 25% Exame final teórico-prático: 75%