Disciplina Curricular
Introdução à Mecânica das Rochas IMRoc
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Tratar os princípios da Mecânica das Rochas relevantes para a caracterização do estado de tensão, do material rocha, de descontinuidades e dos maciços rochosos, com aplicação em Geologia de Engenharia, e os conceitos intervenientes em processos geodinâmicos à escala da litosfera, nomeadamente nas relações entre tensões e deformações, geração da fracturação e de outras estruturas geológicas, privilegiando a análise dinâmica e abordagens quantitativas aos temas tratados. - Domínio dos princípios e competência para utilizar os fundamentos da Mecânica das Rochas para realizar caracterização do material rocha, de descontinuidades e dos maciços rochosos, estimar tensões e avaliar as correspondentes deformações, elaborar estudos da fracturação e da formação de outras estruturas geológicas, recorrendo predominantemente a abordagens quantitativas.
Programa
Introdução. Estado de tensão. Estado de tensão in situ. Deformação. Resistência do material rocha. Deformabilidade. Solicitações triaxiais. Critérios de rotura. Descontinuidades. Geometria e resistência ao corte. Classificações geomecânicas de maciços rochosos: Bieniawski e NGI. Critério de rotura de Hoek-Brown para maciços rochosos. Classificação GSI (Geological Strength Index). Campos de tensão na crosta superior, sem e com tensões tectónicas actuantes. Elementos de reologia das rochas. Comportamento elástico, plástico e viscoso. Comportamentos compostos. Fracturação na litosfera. Deslizamento friccional e reactivação de falhas. Lei de Byerlee. Efeito da pressão de fluidos nas falhas. Análise dinâmica de falhas estriadas.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: exposição oral das matériasAulas teórico-práticas: resolução de problemas sobre índices físicos, tensões, resistência do material rocha e dos maciços, resistência de descontinuidades.Aulas práticas: realização de ensaios sobre provetes de rocha. Classificação resultante dos resultados parcelares de acordo com as seguintes ponderações (*):Relatório dos ensaios realizados 25%Exame final (componente teórica e teórico-prática) 75%(*) A aprovação implica que as classificações parcelares não sejam inferiores a 50%.