Disciplina Curricular
Exploração e Gestão de Recursos Hídricos Subterrâneos EGRHS
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 503_Lic.Geologia com Minor/Major (4º Ano/2º Sem)-Op. 6
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia e Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 503_Lic.Geologia com Minor/Major (4º Ano/2º Sem)-Op. 6
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia Aplicada e do Ambiente
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina tem como principal objectivo o ensino das condicionantes da exploração e gestão sustentada de recursos hídricos subterrâneos e a sua interação com os recursos hídricos superficiais. Orienta-se no sentido de permitir que os alunos adquiram conhecimentos e competências complementares na área da hidrogeologia: conheçam e compreendam a legislação portuguesa e comunitária sobre recursos hídricos; aprendam a avaliar reservas e recursos subterrâneos; delimitem áreas de contribuição para captações e interferência entre captações; apliquem os conhecimentos na área da modelação analítica e numérica de aquíferos; conheçam processos físico-químicos que regem a composição química e isotópica de uma água subterrânea, nomeadamente de interação água-gás-rocha, e os utilizem na gestão e modelação da qualidade da água; compreendam a relação água doce-água-salgada em aquíferos costeiros; adquiram conhecimentos para caracterização, avaliação e exploração de recursos hidrominerais e termais.
Programa
Conceitos fundamentais sobre exploração e gestão de recursos hídricos subterrâneos: funções e comportamentos dos aquíferos; reservas e recursos; efeitos quantitativos e qualitativos da exploração e sobreexploração. Instrumentos de gestão em Portugal e legislação Europeia. Evolução da qualidade da água nos aquíferos: interacção água-gás-rocha e modelação numérica de processos hidrogeoquímicos. Utilização de isótopos em hidrogeologia: isótopos estáveis e isótopos radioactivos. Hidrogeologia de meios fracturados: modelos de circulação da água em rochas fracturadas; determinação de parâmetros hidráulicos. Determinção da área de contribuição de água subterrânea para uma captação. Determinação da interferência entre captações (método das imagens). Delimitação de perímetros de proteção de captações. Modelação numérica de aquíferos em 2D: modelos de fluxo e movimento de particulas. Avaliação e exploração de recursos hidrotermais, hidrominerais e águas de nascente.
Métodos de ensino e avaliação
Teórica: Exposição e discussão do conteúdo programático das aulas teóricas com recurso a apresentações em powerpoint. Prática: Execução de exercícios práticos em suporte de papel e informático. Utilização de ferramentas informáticas de modelação matemática. Componente teórica: A avaliação é realizada por dois testes parciais e/ou exame final. Componente prática: A avaliação é realizada por dois testes parciais e/ou exame final. Os alunos só podem fazer a sua avaliação por testes quando tenham comparecido a pelo menos 2/3 das aulas teórico/práticas e práticas. Os alunos têm que obter nota positiva (igual ou superior a 10) em cada uma das componentes, teórica e prática.