Disciplina Curricular
Estratigrafia e Geoistória EGeoi
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina destina-se aos alunos das licenciaturas em Geologia e também aos de áreas científicas próximas, nomeadamente de Biologia. Aborda conceitos básicos sobre métodos e critérios de observação, datação, correlação e interpretação do registo estratigráfico, em particular das séries sedimentares e ambientes correlativos, com integração das componentes bióticas e abióticas. Outra componente fundamental foca os acontecimentos globais mais importantes na evolução da História da Terra, referenciados à escala cronostratigráfica global, isto é, os aspectos principais da Geoistória: descrição das principais características paleontológicas, paleoclimáticas e paleogeográficas das várias Eras e Períodos. Resultados Expectáveis / Competências a Desenvolver •Compreender o papel da análise estratigráfica e saber escolher os métodos de estudo adequados a diferentes casos. • Saber integrar informação diversificada e interpretá-la •Adquirir uma perspectiva geral da História da Terra
Programa
Estratigrafia: Unidades, escalas e terminologias estratigráficas. Métodos e critérios de observação, datação, correlação e interpretação do registo estratigráfico, em particular das séries sedimentares e ambientes correlativos, numa perspectiva de integração das componentes bióticas (incluindo elementos de Micropaleontologia) e abióticas destes sistemas. Princíopios da análise de fácies. Outras abordagens estratigráficas. Geoistória: Acontecimentos globais mais importantes na evolução da História da Terra, referenciados à escala cronostratigráfica global. Principais características paleontológicas, paleoclimáticas e paleogeográficas das várias Eras e Períodos da História da Terra.
Métodos de ensino e avaliação
Exposição e explicação da matéria teórica e ilustração de exemplos diversos do registo estratigráfico, com apoio de acetatos e de apresentações em power-point. Componente teórico-prática e prática (articuladas): introduções teóricas, com acetatos, ao estudo das colecções práticas de alguns grupos de microfósseis à lupa binocular e ao estudo e interpretação paleoambiental de microfácies calcárias, à lupa binocular e ao microscópio; realização e discussão de exercícios estratigráficos. A avaliação formal da disciplina consiste em exame final do conjunto das componentes do programa (teórica/teórico-prática/prática). Facultativamente, os alunos poderão realizar, ao longo do semestre, 2 perguntas durante o horário normal da aulas TP, que poderão fazer dispensar das perguntas TP equivalentesdo exame final.