Disciplina Curricular

Paleontologia Paleon

Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17

Contextos

Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Familiarizar os futuros profissionais de Geologia com os temas e as metodologias fundamentais relacionadas com o estudo dos vestígios biológicos do passado geológico da Terra; fornecer-lhes as ferramentas metodológicas basilares que lhes permitam, por um lado, obter informação paleontológica a partir das entidades paleontológicas elementares (dos fósseis e das associações fossilíferas, no gabinete e no campo), processá-la e transmiti-la coerentemente sob a forma de documentos escritos, estruturados segundo regras e padrões comummente utilizados em Paleontologia; facultar-lhes noções básicas e conhecimentos estruturantes de Paleontologia de modo a poderem usar a informação tafonómica, paleobiológica e biocronológica, ainda que na "óptica do utilizador", quer em contextos estritamente geológicos (no gabinete e no campo), quer de educação ambiental, de divulgação científica ou até mesmo de valorização e de preservação da geodiversidade e do património paleontológico.

Programa

Apresentação da Paleontologia como elemento de ligação entre o conhecimento científico geológico e biológico, visando atingir um equilíbrio entre a abordagem de temas tradicionais da Paleontologia (Paleobiologia, Tafonomia, Biocronologia) e temas científicos transversais com componente paleontológica (Mudanças Climáticas Globais, Extinções, Diversidade Biológica, Evolução Biológica, etc.). As unidades temáticas abordadas cobrem temas desde a Tafonomia à origem da vida e extinções em massa, passando pela Sistemática, Paleoecologia, Paleoicnologia, Biostratigrafia e evolução. Observação e identificação de exemplares representativos dos diversos tipos de fósseis, assim como dos vários processos tafonómicos envolvidos na sua formação. Estudo paleobiológico dos fósseis, identificação (em amostra de mão) e descrição de exemplares de macrofósseis dos principais grupos de animais invertebrados e de plantas representados no registo geológico.

Métodos de ensino e avaliação

T/TP: Aulas presenciais, essencialmente expositivas, mas interpelativas, com meios audiovisuais.  PL: Aulas presenciais com componente experimental (observação e manipulação de fósseis) mediante recurso a colecções de macrofósseis; aula de campo de observação de fósseis e recolha de informação paleontológica "in loco". Os alunos desenvolvem trabalho supervisionado, em contexto de sala de aula, e trabalho autónomo, fora dela, na realização de trabalho prático escrito com base no trabalho campo.1) Avaliação Formativa Pr e T/P (: 50% da avaliação final) > Três testes intercalares + Teste de identificação em amostra de mão + Trabalho escrito prático baseado no trabalho de campo Avaliação Sumativa (: 50% da avaliação final) > Exame final teórico 2) Avaliação Formativa Pr e TP (: 50% da avaliação final)  > Teste de identificação em amostra de mão + Trabalho escrito monográfico baseado em pequisa bibliográfica  Avaliação Sumativa (: 50% da avaliação final) > Exame final teórico

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre