Disciplina Curricular
Hidrogeologia Hidrog
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 3º Ano > 493_Lic.Geologia com Minor/Major (3º Ano/2º Sem)-Op. 2
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia Aplicada e do Ambiente
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia e Minor em Biologia > Optativas > 3º Ano > 493_Lic.Geologia com Minor/Major (3º Ano/2º Sem)-Op. 2
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objectivo dar uma formação geral em Hidrogeologia e recursos hídricos subterrâneos na perspectiva da unicidade do ciclo hidrológico. Pretende-se que os alunos adquiram: formação básica necessária à compreensão dos modos de ocorrência, armazenamento e movimento da água subterrânea; formação básica necessária à compreensão dos fenómenos de interacção hidrogeologia/geologia; dominem técnicas fundamentais para o estudo da hidrologia superficial e subterrânea e; adquiram competências que permitam abordar com êxito as disciplinas da mesma área que se seguirão no plano curricular.
Programa
Recursos hídricos às escalas da Terra, dos continentes e de Portugal. Estudo dos principais componentes do ciclo hidrológico. Balanços hidrológicos. Circulação da água em meios porosos: propriedades físicas, classificação das formações hidrogeológicas, teorema de Bernoulli, lei de Darcy e equação geral de fluxo da água. Hidráulica de captações em aquíferos livres e confinados. Características físico-químicas das águas subterrâneas, representação gráfica de análises, normas de qualidade. Poluição e contaminação das águas subterrâneas. Resolução de exercícios sobre: Precipitação; evapotranspiração potencial e real; escoamento superficial; balanços hidrológicos; lei de Darcy; escoamento em furos: cálculo de rebaixamentos e características hidráulicas das formações hidrogeológicas; interpretação e representação gráfica de análises de águas. Aulas de campo para realização de tarefas de inventário. Visita ao Laboratório de análise de fluídos por via húmida e doseamento de iões da água.
Métodos de ensino e avaliação
Teórica: Exposição e discussão dos conceitos que constam do programa com apoio de apresentações em power-point. Teórico-prática: Resolução de problemas respeitantes à matéria leccionada nas aulas teóricas de modo a que os alunos apreendam mais facilmente os conceitos. A resolução dos problemas é acompanhada de discussão sobre os temas abordados. Prática: Execução de trabalhos práticos de inventário de pontos de água e doseamento de espécies dissolvidas nas águas subterrâneas.A avaliação é realizada por dois testes parciais e/ou exame final. Como o sucesso da aprendizagem está dependente da participação das aulas os alunos só podem fazer a sua avaliação quando tenham comparecido a pelo menos 2/3 das aulas teórico/ práticas e práticas.