Disciplina Curricular
Geologia de Campo II GCam-II
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia e Minor em Biologia > Optativas > 3º Ano > 493_Lic.Geologia com Minor/Major (3º Ano/2º Sem)-Op. 2
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia e Recursos Naturais
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 3º Ano > 493_Lic.Geologia com Minor/Major (3º Ano/2º Sem)-Op. 2
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina destina-se a estudantes que pretendam seguir vias de investigação em ciência fundamental ou carreira profissional em Geologia e Geologia Aplicada, nomeadamente na área da Geologia de Engenharia; Os objetivos centram-se no desenvolvimento de capacidades dos estudantes para produzirem levantamentos de cartografia estrutural em áreas afetadas de complexidade tectónica, bem como de cartografia para aplicações em Geologia de Engenharia, culminando em relatório-síntese final. Usando técnicas de observação e análise sobre afloramentos críticos em áreas selecionadas, utilizando mapas topográficos, são reunidos dados para a determinação de um modelo real, válido para a área de trabalho. Pretende-se que, com essas competências os estudantes possam atuar autonomamente na realização de levantamentos de terreno para aplicações variadas nas geociências, da Geologia Mineira à Geologia de Engenharia.
Programa
A disciplina inclui um módulo teórico-prático com os seguintes temas: princípios de cartografia estrutural, em áreas afetadas de complexidade tectónica; princípios da cartografia geotécnica e critérios para a definição de unidades de acordo com a geologia regional e a escala de trabalho; caracterização de solos, rochas, descontinuidades e maciços terrosos e rochosos para finalidades na área da Geologia de Engenharia; tipologia, classificação e identificação de movimentos de massa de vertente; identificação e representação de processos ativos da geodinâmica interna e externa; técnicas auxiliares úteis para a melhoria do rigor e qualidade global dos levantamentos a realizar no terreno; normas para a elaboração de relatórios. O módulo prático é composto pela realização de levantamentos de terreno, em escalas grandes, em pelo menos três situações geológicas distintas e com objetivos diversificados, sendo cada um dos levantamentos concluído com a apresentação do correspondente relatório.
Métodos de ensino e avaliação
Teórico-práticas: exposição oral, apoiada em mapas, sínteses, quadros e tabelas, complementada com a apresentação de exemplos práticos, incluindo a preparação dos trabalhos de campo a realizar. Práticas: aulas de campo. Demonstração das matérias das aulas teórico-práticas, nomeadamente de técnicas e equipamentos utilizados para a caracterização de litologias, estruturas, solos e descontinuidades, e da realização dos levantamentos, com supervisão sistemática dos docentes envolvidos na disciplina. Relatórios dos levantamentos realizados: 65% Exame final da componente teórica-prática: 35% A aprovação implica que as classificações parcelares não sejam inferiores a 50%.