Disciplina Curricular
Evolução Evo
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 551_Minor em Biologia
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia e Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 489_Major em Geo com Minor em Bio - Opções BIO > 2º Semestre
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia e Minor em Biologia > Optativas > 3º Ano > 489_Major em Geo com Minor em Bio - Opções BIO > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina pretende fornecer aos estudantes uma perspectiva geral e integrada das teorias evolutivas e dos estudos actuais nos diversos níveis (genes, organismos, populações, espécies), com destaque para a história evolutiva (filogenia), para os mecanismos geradores de variabilidade / diversidade, e para os processos e respostas adaptativas dos organismos vivos a ambientes em contínua alteração. Sendo um curso básico, os alunos desenvolvem competências genéricas nas várias temáticas e conceitos fundamentais, os quais são demonstrados e debatidos na componente teórico-prática através de vídeos e exercícios de modelação especificamente seleccionados para o efeito.
Programa
O que é a evolução? Breve revisão histórica – de Darwin à actualidade. Evolução,Criacionismo e Sociedade. Evidências e aplicações da Evolução. A "árvore da vida". Inferência da história filogenética. Variação. Genes, indivíduos e populações; origem da variabilidade genética populacional. Seleção natural e adaptação. Heritabilidade. Sexo e sucesso reprodutor. Selecção sexual e valor adaptativo do sexo. Diferentes tipos de interacções biológicas – conflito versus cooperação. Espécies e especiação. Conceitos de espécie. Modos de especiação. Evolução de genes e genomas. A "era pós-genómica". Evolução e desenvolvimento. Genes Hox e "evo-devo".
Métodos de ensino e avaliação
Aulas de tipo expositivo, com recurso a imagens e videos, e abertas à intervenção dos alunos. A teórico-prática envolve apresentações por grupos de trabalho em diversos temas, debates de temas particulares e trabalho com programas de simulação de processos evolutivos.- Teóricas (75%): exame final (individual, sem consulta): perguntas de escolha múltipla para 15 valores, podendo haver 1 avaliação intercalar. Nota mínima 50% em qualquer avaliação. - Teórico-práticas (25%): participação activa dos alunos nos vários debates, resultados das respostas a pequenos questionários sobre os textos de suporte dos temas em análise e elaboração de trabalhos de grupo - 5 valores da classificação final. Frequência mínima requerida a 2/3 das aulas TP.