Disciplina Curricular

SIGeológica Sige

Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17

Contextos

Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina tem como objectivo a iniciação e a familiarização com o manuseamento computacional da informação georreferenciada, útil a todos os ramos de aplicação do conhecimento geológico. As principais competências a desenvolver, são:•  Técnicas e metodologias de aquisição e representação de informação espacial georeferenciada. •  Processos e ferramentas utilizados na busca, gestão e análise quantitativa da informação georreferenciada. •  Saber elaborar e utilizar cartografia temática (mapas geológicos, geomorfológicos, etc.) com base em sistemas computacionais.

Programa

SIG: definição e conceitos genéricos; principais áreas de aplicação.Representação espacial de dados. Cartografia analógica e digital. Representação cartográfica. Sistemas de coordenadas; revisão de conceitos base e seu aprofundamento na perspectiva da cartografia digital.A produção cartográfica em Portugal: cartografia topográfica e cartografia temática. Sistemas de coordenadas. Conversão entre sistemas de coordenadas. Conceito de georreferenciação.Aquisição e gestão da informação.Tipo e fontes de dados. Conversão analógico-digital. Vectorização. SIG baseados em modelos de dados vectorial e matricial.Integração dos modelos matricial (raster) e vectorial. Álgebra de mapas. Análise espacial. Modelos digitais de terreno.Aplicações em Geologia.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de ensino assenta numa forte componente teórico-prática de modo a aprofundar os conhecimentos na área dos Sistemas de Informação Geográfica. É introduzido o sofware ArcGIS da ESRI e exploram-se as suas diversas funcionalidades de modo a permitir o exercício de uma actividade com uma maior autonomia e eficácia. •  Exame final teórico (40%)•  Exame final teórico-prático (60%)

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre