Disciplina Curricular
Da Revolução Científica à Big Science RCBS
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum > Optativas > 1º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Introduzir o estudo histórico das ciências, de forma integrada, do século XVII ao século XX. Evidenciar a forma como o objecto de cada uma das disciplinas (astronomia, física, química, geologia e biologia) se foi moldando e redefinindo, através do estabelecimento de relações múltiplas entre elas. Analisar as transformações científicas nos seus múltiplos aspectos cognitivos, sociais e culturais.
Programa
1 - Introdução 2 - A Revolução Científica 3 - Ciência e Iluminismo 4 - O século XIX 5 - O início do século XX 6 - Ciência e a Segunda Guerra Mundial 7- Ciência no pós-guerra
Métodos de ensino e avaliação
Apresentação dos temas pelo professor e sua discussão colectiva. Algumas das aulas (teórico-práticas) dedicadas à análise e discussão de selecções de textos ou a visionamento de filmes, ou ainda, a outras actividades a combinar. Dois testes parciais ao longo do período de aulas e a realizar nos tempos lectivos – o primeiro a meio do período e o último na última semana de aulas. Os alunos que tiverem positiva nos testes serão dispensados do exame final. Os testes serão constituídos por 5 perguntas de desenvolvimento, das quais terão que responder a apenas 4 à escolha. Poderá haver ou não exame final, dependendo do número de alunos que passaram nos testes. Os exames terão a mesma estrutura dos testes.