Disciplina Curricular
Morfodinâmica Litoral MLit
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 502_Lic.Geologia com Minor/Major(4º Ano/1º Sem)-Op.4e5
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia e Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 502_Lic.Geologia com Minor/Major(4º Ano/1º Sem)-Op.4e5
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia Aplicada e do Ambiente
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos: fornecer os elementos básicos que permitem caracterizar os ambientes litorais do ponto de vista sedimentológico, morfológico e dinâmico; enquadrar os diferentes tipos de ambiente no litoral português, evidenciando os aspectos mais relevantes de cada troço costeiro; alertar para a importância do conhecimento do litoral a diferentes escalas temporais no ordenamento do território. Resultados expectáveis: Conhecer e reconhecer os elementos morfológicos constituintes dos diferentes ambientes litorais; compreender a dinâmica sedimentar e morfológica desses ambientes; saber interligar os processos com a génese dos ambientes litorais; conhecer os métodos de amostragem e estudo laboratorial dos sedimentos de ambientes litorais; conhecer os modelos de evolução do litoral; conhecer a distribuição dos diferentes tipos de ambientes no litoral português; compreender o funcionamento morfossedimentar das grandes células costeiras do litoral português.
Programa
Classificações genéticas e descritivas do litoral. Estudo do litoral a micro-meso escala temporal. Características sedimentológicas, morfológicas e funcionais de (1) Litorais de acumulação: praias e litoral próximo, dunas costeiras, interdunares, estuários e lagunas, canais, sapais e rasos de maré, litorais de barreira (restingas, barreiras soldadas, ilhas-barreira), embocaduras de maré e deltas de maré; (2) Litorais rochosos – arribas e plataformas de abrasão. Metodologia de estudo dos sedimentos da faixa costeira. Metodologia de estudo de perfis de praia/duna e de caracterização dos factores forçadores da linha de costa.
Métodos de ensino e avaliação
A componente teórica tem carácter expositivo. A programação de cada aula contempla ligação da matéria exposta na aula anterior com o tema a abordar e um sumário dos aspectos mais relevantes da aula. É apoiada em projecção de imagens digitais e sempre que possível com exemplos do litoral português. Sempre que oportuno, recorre-se a esquemas feitos no quadro. A componente prática é laboratorial e de campo. Os alunos têm na sua posse os protocolos e trabalham em pequenos grupos. A avaliação da componente teórica (50%) inclui: (1) avaliação contínua (10%); (2) avaliação por exames de frequência (40%); ou (3) avaliação por exame final (50%). A avaliação da componente prática (50%) consiste em avaliação final e inclui: (1) discussão de relatório final (25%); e (2) avaliação por exame final (25%); ou avaliação por exame final (50%). Observação: A aprovação em cada componente (T e P) é obrigatória para ponderação da nota e aprovação final na disciplina.