Disciplina Curricular
Ambientes Sedimentares ASedi
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia e Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 503_Lic.Geologia com Minor/Major (4º Ano/2º Sem)-Op. 6
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Biologia > Optativas > 4º Ano > 503_Lic.Geologia com Minor/Major (4º Ano/2º Sem)-Op. 6
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia e Recursos Naturais
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
ResultadosCompreender a necessidade de analisar as fácies sedimentares a diferentes escalas e saber escolher os métodos de estudo adequados aos diferentes casos. Saber reconhecer, descrever e interpretar as séries e os sistemas sedimentares.Saber reconhecer, descrever e interpretar os ambientes sedimentares,construindo modelos paleoambientais coerentes a nível local, regional ou bacinal.Compreender as principais semelhanças e diferenças entre os ambientes doPassado e os do Actual.ObjectivosTransmitir ou aprofundar os conhecimentos relativos aos diversos factores eprocessos que condicionam e caracterizam os ambientes deposicionais ediagenéticos.Ensinar a reconhecer e interpretar as fácies típicas dos diversos ambientes,sua variabilidade espacio-temporal e organização a diferentes escalas,definindo sistemas sedimentares.Realçar a utilidade na exploração de recursos naturais.Introduzir abordagens específicas (Ciclos Sedimentares, Evento-Sedimentologia).
Programa
Análise das características mais importantes dos principais ambientes sedimentares(processos deposicionais, fácies, modelos, sequências) - ambientes continentais, transicionais, margino-marinhos e marinhos. Dinâmica dos sistemas sedimentares. Abordagem teórica (com exemplos), exercícios de interpretação, estudo de campo e estudo prático de materiais.
Métodos de ensino e avaliação
Exposição e discussão dos conceitos que constam do programa, explicação de exemplos dos diversos aspectos caracterizadores do registo sedimentar, com apoio de acetatos e de apresentações em power-point.Introduções teóricas a classificações e nomenclaturas a aplicar nas práticas, introdução ao trabalho de campo; realização e discussão dos exercícios; observação e descrição de amostras de mão. Explicação in-situ dos afloramentos a estudar; acompanhamento periódico do trabalho dos alunos.Relatórios/trabalhos realizados nas práticas durante o semestre: 30% Prova teórico-prática realizada no fim do semestre ou, em alternativa, junto com o exame teórico:20% Exame final teórico: 50% Obs.: a aprovação em cada componente (P, TP e T) é obrigatória para ponderação danota e aprovação final na disciplina.