Disciplina Curricular
Geologia de Campo I GCamp-I
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O trabalho de campo é fundamental na formação geral de um geólogo. Esta actividade deverá ser complementada por trabalho de gabinete, versando a análise dos elementos recolhidos no terreno, a sua representação em mapas e fotografia aérea, visando a produção de um relatório-síntese final sobre a cartografia geológica de uma área seleccionada. Objectivos principais: Adquirir conhecimentos básicos sobre execução de cartografia geológica, incluindo discussão e interpretação em diversas vertentes: estrutural, petrológica, paleontológica e estratigráfica, bem como a concepção de esquemas explicativos apropriados em corte e/ou em planta. Utilização da bússola na medição da orientação de estruturas planares e lineares e GPS. A aplicação destes conhecimentos concretiza-se através do levantamento cartográfico de uma determinada área, recorrendo à utilização e manuseamento de diferentes tipos de suportes designadamente: mapas topográficos e fotografia aérea, a diferentes escalas.
Programa
A disciplina decorre fundamentalmente no campo, sendo realizadas saídas de campo numa área selecionada dos arredores de Lisboa, em terrenos da Orla Meso-Cenozóica Ocidental Ibérica, incluindo sequências sedimentares, sequências vulcânicas estratificadas e corpos intrusivos; Usando um mapa topográfico à escala de 1/25.000 ou fotografia aérea, é realizado um mapa geológico esquemático litoestratigráfico, perfis geológicos elementares e interpretação estrutural; A actividade de gabinete, complementar do trabalho de campo, inclui a elaboração de um relatório final.
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas práticas de campo, em face das evidências de carácter litoestratigráfico, estrutural e de Geologia Regional, os alunos constroem um mapa geológico esquemático, onde implantam dados de carácter estrutural e limites geológicos; outros dados constantes no livro de campo, são usados na construção de perfis esquemáticos e elaboração de relatório.A avaliação consta da realização de um exame de campo e da produção de um relatório final, tendo ambas as componentes de avaliação, igual peso na classificação final.