Disciplina Curricular
Mineralogia Mine
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina destina-se prioritariamente aos alunos inscritos nas Licenciaturas na Área Científica de Geologia, embora possa ser frequentada por todos os que, no âmbito da Química Física, manifestem interesse pela caracterização microscópica e classificação de substâncias cristalinas naturais. O seu programa orienta-se no sentido de permitir aprendizagens efectivas dos conceitos fundamentais necessários para a compreensão do comportamento das estruturas minerais nos vários contextos geológicos, das propriedades dos mineraism e das técnicas comuns em Mineralogia, designadamente as que se prendem com a caracterização óptica e química dos minerais transparentes, dando particular atenção aos que integram os principais tipos de rochas. Do ponto de vista prático, espera-se que o aluno se torne proficiente na descrição e identificação de minerais comuns das rochas tilizando os vários modos de observação do microscópio polarizante.
Programa
Componente Teórica - Fundamentos de Cristal-óptica - Conceitos elementares de Cristaloquímica - Introdução ao estudo de alguns mecanismos importantes na formação e na transformação dos minerais. - Estudo integrado de alguns grupos minerais importantes como constituintes comuns das rochas. Componente Prática - Apresentação do microscópio polarizante. - Determinação das propriedades ópticas dos minerais transparentes. - Estudo descritivo e identificação de minerais comuns ao microscópio. - Cálculo da fórmula estrutural de alguns minerais comuns.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são leccionadas com base em apresentações em power-point. Nas aulas práticas, os alunos utilizam o microscópio polarizante em todas as aulas. Os docentes recorrem ao quadro negro para todas as explicações e esquematizações necessárias para ilustrar/explanar as matérias ensinadas. Alternativa 1: Avaliação por frequências - Duas frequências (componente teórica – *50%) + duas frequências (componente prática – *50%) As frequências realizam-se (1) a meio do semestre e (2) no final do semestre. Alternativa 2: Exame final - Exame final (na época oficial estipulada para exames), que inclui a componente teórica (*50%) e a componente prática (*50%). * Peso relativo (%) na Classificação Final da disciplina