Disciplina Curricular
Petrologia Ígnea PIgn
Licenciatura Bolonha em Geologia - 4_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina, posicionando-se no Tronco Comum das Licenciaturas em Geologia e tendo por objectivo fundamental o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos a descrição e interpretação das rochas ígneas e dos processos que lhes deram origem, deve ser considerada como fazendo parte da formação básica de todos quantos pretendam obter uma das licenciaturas em Geologia. As rochas ígneas, sendo consequência da dinâmica interna do nosso planeta, permitem reconstituir os complexos processos da sua origem. O estudo das rochas magmáticas deve ser considerado imprescindível na reconstituição dos processos da dinâmica global ao longo dos tempos geológicos permitindo inferências sobre as transferências de massa e calor entre as diferentes geosferas (núcleo, manto e crosta). A descrição e interpretação das rochas magmáticas serão, deste modo, consideradas pilaresfundamentais na construção do conceito de Terra dinâmica.
Programa
Na organização do curso, há matérias estruturantes no âmbito Petrologia Ígnea, pelo que, são lecionadas com um nível de desenvolvimento exaustivo (temas 1, 2, 3, 4, 5, 6) e matérias que, pela sua própria abrangência, só podem ser abordadas de forma introdutória (temas 7, 8, 9, 10,11) adequando o curso à formação de alunos do 2º ano de Geologia.1 - Propriedades fundamentais do Planeta Terra2 - Classificação e Nomenclatura das Rochas Ígneas3 - Texturas das Rochas Ígneas 4 - Estrutura das Rochas Ígneas e Relações de Campo5 – Magmatogénese: geração de magmas basálticos6 - Diversificação dos Magma7 - Intrusões Máficas Bandadas8 - A química das rochas ígneas 9 - Basaltos versus crosta oceânica 10 - Granitoides versus crosta continental 11 - Portugal ígneo
Métodos de ensino e avaliação
Teórica: exposição dos temas que constam do programa com suporte de power-point. Os alunos são incentivados a colocar as suas questões e dúvidas no decorrer da aula. Prática de laboratório: observação de amostras de mão e correspondente lâmina delgada das diferentes litologias que integram o programa prático. Prática de utilização do microscópio polarizante.A componente teórica e prática contribuem em partes iguais (50% cada) para a nota final, as duas componentes são indissociáveis. Avaliação por testes: dois testes. Em alternativa: exame final de acordo com calendário escolar.