Disciplina Curricular

Estudos de Caso ECaso

Mestrado Bolonha em Geologia Económica - 1_MGeoEco201819

Contextos

Grupo: 1_MGeoEco201819 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 738_Mestrado em Geologia Económica - Grupo Opcional 2

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Este espaço curricular pretende, sobretudo, inserir e confrontar o aluno com situações reais de trabalho que, simultaneamente, lhe proporcionem elementos de reflexão passíveis de consubstanciar a discussão de abordagens ou de problemas com elevado impacte profissional. Procura ainda consolidar métodos e atitudes requeridas pelo trabalho em equipa multidisciplinar, promovendo a autonomia, bem como a partilha de conhecimentos visando alcançar um objectivo concreto comum. Sendo essencialmente leccionada no campo, espera-se que o estudante: (1) consolide e melhore as capacidades de observação e registo de dados obtidos em afloramento; (2) desenvolva capacidades de extrapolação e de articulação entre dados dispersos; (3) exercite práticas de interpretação geológica em diferentes contextos; e (4) desenvolva competências de argumentação com base em evidências de campo.

Programa

A disciplina será inteiramente leccionada no terreno, embora inclua sessões para apresentação de sínteses informativas úteis ao desenvolvimento dos trabalhos planificados, bem como para fomentar discussão dos elementos factuais coligidos pelos estudantes. Visitar-se-ão regiões onde decorreram ou decorrem actividades de prospecção e pesquisa mineral em províncias metalogenéticas ibéricas, confrontando os alunos com os problemas que, tipicamente, se colocam neste trabalho e, nesta base, levando-os à concretização de várias tarefas, cujos resultados serão subsequentemente discutidos.

Métodos de ensino e avaliação

Exposições de natureza teórica (contextualização das regiões/locais a visitar e trabalhar durante a saída de campo). Trabalho de campo e actividades práticas relacionadas. Avaliação contínua, incluindo a apreciação: a) de propostas de solução de problemas colocados em contexto real (trabalho de campo); b) da capacidade de observação, registo e interpretação de afloramentos críticos; e c) da capacidade de integração de dados multi-disciplinares na resolução de questões relacionadas com a prospecção e pesquisa mineral em diferentes contextos geológicos.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre