Possibilitar a aquisição pelos alunos de uma ideia clara, ampla e precisa, dos principais temas, problemas e tendências metodológicas que têm vindo a pautar o desenvolvimento e evolução das disciplinas de História das Ciências e de Filosofia das Ciências em contexto internacional. Ao mesmo tempo, pretende-se proporcionar o entendimento das características específicas da Ciência e Tecnologia em Portugal, tanto em termos históricos como de análise da contemporaneidade e um primeiro contacto com a área da conservação e musealização do património científico e tecnológico português.

De assinalar a natureza interdisciplinar do curso que faz confluir abordagens teóricas e metodológicas de áreas científicas diversas de forma a possibilitar o estudo histórico-filosófico das ciências e da tecnologia assim como do património científico-tecnológico português.

Competências: Aquisição de conhecimentos e competências para análise crítica do passado histórico e dos mais importantes debates filosóficos em torno da ciência. Formação sobre os principais temas, textos, personagens e questões da história e filosofia da ciência, desenvolvendo a capacidade de intervir criticamente em discussões de relevância atual.

Organizações ligadas à ciência ou à gestão estratégica de ciência e tecnologia | Museus e instituições de património científico e tecnológico | Arquivos | Centros de divulgação científica e jornalismo científico.

Ana Isabel da Silva Araujo Simões
aisimoes@fc.ul.pt