Filosofia da Matemática FMat

Mestrado Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 0_MHFC 2007/08

O pricipal objetivo é familiarizar o estudante com os principais problemas e posições em filosofia da matemática (assim como com os resultados fundacionais pertinentes). Desenvolver no estudante a capacidade crítica de leitura de obras em filosofia da matemática e, mais geralmente, em filosofia.

Problemas da filosofia da matemática. A geometria axiomática de Euclides. Platão e Kant. As geometrias não euclidianas e a rigorização da matemática no final do século XIX. A teoria dos conjuntos de Cantor. Os paradoxos. O logicismo de Frege e Russell. O intuicionismo. O programa formalista (finitista) de Hilbert. O platonismo de Gödel e a busca de novos axiomas. Naturalismo, estruturalismo, ficcionalismo e outros temas contemporâneos.

Exposição teórica, permitindo e encorajando discussões críticas com os alunos. Estas discussões críticas são especialmente pertinentes nas aulas teórico-práticas.Participação nas discussões nas aulas. Cinco escritos de uma página sobre um dado artigo. Devem ser trabalhos que levantem questões, façam comentários, manifestem preocupações ou tentem respostas que ocorram ao leitor enquanto lê o artigo. Ensaio final de cerca de dez paginas. Possível discussão oral.

2016/2017 - 1 Semestre