Historiografia das Ciências HCien

Mestrado Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 0_MHFC 2007/08

Contextos

Grupo: 0_MHFC 2007/08 > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 895_1º Ano/1º Sem do Mestrado em Hist. e Filos. Ciên.

Período:

Introdução à historiografia das ciências nas suas relações com a historiografia. Aprender a identificar e contrastar práticas e escolhas metodológicas de uma seleção representativa de historiadores e historiadores das ciências. Familiarizar-se com os caminhos historiográficos trilhados. Especificamente, identificar como historiadores e historiadores da ciência: (1) abordam provas incompletas e parciais; (2) apresentam interpretações diferentes e, às vezes, opostas de “factos” do passado; (3) estão associados a diferentes abordagens disciplinares (4) permitem entender como as tendências disciplinares se relacionam dinamicamente entre si. Como escrever um artigo científico em história das ciências?

1. Fazer história: da Antiguidade ao Renascimento; de arte a ciência: a caminho da criação da história-disciplina no século XIX; o século XX, entre os Annales e os debates do pós-guerra; a emergência da história global e as principais tendências historiográficas na transição para o nosso século 2. Fazer história das ciências: dos primórdios ao legado do positivismo; os fabulosos anos trinta; Thomas Kuhn, historiador e filósofo das ciências; do “spatial turn” ao construtivismo social e à nova história social e cultural das ciências 3. Revisitar a Revolução Científica à luz das abordagens globais 4. Revisitar a História da Ciência na Periferia Europeia à luz da história global 5. Fazer história das ciências. Algumas indicações práticas úteis

Parte das aulas são essencialmente expositivas com recursos a meios visuais, seguidas de análise de textos e discussão com os alunos. 5 recensões críticas de 5 artigos indicados (50%) e um trabalho final (50%)

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre