Disciplina Curricular

Ciência e Cidade CCida

Mestrado Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 0_MHFC 2007/08

Contextos

Grupo: 0_MHFC 2007/08 > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 895_1º Ano/1º Sem do Mestrado em Hist. e Filos. Ciên.

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Introdução ao estudo da história urbana das ciências (entendidas no sentido de ciências, tecnologia e medicina - CTM). • Questões historiográficas: da história internalista à história contextual; relevância do local e da circulação do conhecimento; do “spatial turn” ao “urban turn”; periferias urbanas?. -Casos de estudo sobre história da ciência urbana de Pompeios, Lisboa, Veneza, Roma, Paris, Londres, Berlim e Singapura, permitindo fazer uma viagem desde a Antiguidade até às cidades do futuro e ver como a ciência e cidade se co-construíram.

Programa

1. Introdução ao tema da Ciência e da Cidade. Conceitos e tendências da historiografia. 1.1. As relações entre história da ciência e história do urbanismo. Os conceitos de Ciência, Tecnologia, Cidade e Urbanismo. 1.2. A interdependência que existe entre expertise científica e políticas para a cidade. 1.3. O impacto da ciência e da tecnologia na infraestrutura e no tecido social da cidade. Analogias entre cidades e máquinas e entre cidades e organismos. 1.4. A cidade como local privilegiado para promoção do conhecimento científico e da sua prática. 1.5. As principais instituições, e os dispositivos e atores onde se reconhece este cruzamento.

Métodos de ensino e avaliação

Fichas de leitura sobre artigos seleccionados de entre os discutidos nas aulas, a entregar na data de discussão do artigo em causa e participação na aula. 50% A ficha de leitura deve conter: objectivo/tema/tese do artigo e estratégias metodológicas seguidas para defender a tese do autor. Trabalho escrito individual (c. 10 páginas). 50% Com base nas notícias recolhidas, nas leituras feitas ao longo do semestre e nas leituras de fontes primárias ou secundárias reputadas necessárias, elaborar um trabalho de cerca de 10-15 páginas (arial, 1,5 espaço, pt 12), incluindo notas e bibliografia. Aconselha-se vivamente a discussão das várias etapas do trabalho com o coordenador da disciplina e/ou demais convidados.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre