Disciplina Curricular
Comunicação em Ciência CCienc
Mestrado Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 0_MHFC 2007/08
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular visa explorar e debater abordagens e métodos de comunicação de ciência, além de ensinar a estruturar projetos para a implementação de atividades nesta área. Para tal é necessário aprender a definir objetivos (o que comunicar), identificar o público-alvo (para quem comunicar), escolher o tipo de atividade (como comunicar), bem como analisar estratégias de implementação e avaliação de impacto. Espera-se que os alunos: • Desenvolvam competências para comunicar ciência a diferentes públicos; • Relacionem objetivos, públicos e formatos de comunicação de forma eficaz; • Adquiram uma visão crítica sobre diversos formatos e estratégias; • Participem em atividades práticas de promoção da cultura científica; • Discutam estudos de caso e criem iniciativas de comunicação de ciência. As aulas incluirão exemplos práticos, exercícios ilustrativos e discussões focadas nos temas propostos.
Programa
1. O que é comunicação em ciência? Co-municação da ciência através do tempo. 2. Como planear iniciativas de comunica-ção em ciência. Etapas essenciais para promover a ciência de forma eficaz e en-volvente. 3. Diferentes meios e métodos de divulga-ção de ciência. Vantagens, limitações e adequação a diversos públicos. 4. Técnicas para apresentar conteúdos científicos de forma clara e cativante. 5. Como dirigir e melhorar a comunicação de ciência para diferentes públicos-alvo. 6. Explorar as diferenças entre comunica-ção e envolvimento. O papel da ciência cidadã na comunicação de ciência. 7. O poder da imagem. Como transmitir a mensagem utilizando imagens, vídeos e infografias. 8. Abordagens inovadoras para a comuni-cação de ciência: ciência em locais e mo-mentos inesperados, banda desenhada, jogos e música. 9. Desafios da comunicação de ciência: inteligência artificial e desinformação. 10. Avaliação de atividades de comunica-ção de ciência, impacto e monitorização.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação será contínua, com base na participação, nos exercícios e num traba-lho final individual, com componente oral e escrita, que consistirá na apresentação de uma proposta de comunicação de ciên-cia.