Ciência e Cidade (D) CC-D

Doutoramento Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 1_DHFC 2010/11

Objectivos: • Introdução ao estudo da história urbana das ciências (entendidas no sentido de ciências, tecnologia e medicina - CTM). • Questões historiográficas: da história internalista à história contextual; relevância do local e da circulação do conhecimento; do “spatial turn” ao “urban turn”; periferias urbanas?. • Aplicação ao estudo de aspectos da história das ciências em Lisboa na transição do século XIX para o século XX. O projeto de investigação em curso VISLIS - Visões de Lisboa. Ciência, tecnologia e medicina (CTM) e a construção de uma capital tecno-científica (1870-1940). • Introdução a aspectos básicos da aplicação das digital humanities a mapeamentos das ciências, nas suas várias vertentes, em Lisboa em sucessivos períodos temporais. • Iniciação ao trabalho de investigação em história das ciências através da exploração da Base de Dados. Divulgação Científica em Jornais 1900-1926.

Programa: 1. Introdução ao Tema do Curso, Programa, Avaliação e Bibliografia. 2. Aspectos historiográficos de história urbana e história urbana das ciências: da história internalista ao spatial turn; história contextual e ênfase na localização do conhecimento CTM; circulação do conhecimento CTM; do spatial turn para a história urbana das ciências; história urbana das ciências e periferias urbanas; Lisboa, uma capital europeia periférica e metrópole de um vasto império colonial. Como é que o estudo da história CTM de Lisboa pode contribuir para a história urbana CTM? 3. Lisboa higiénica. A relevância das questões de saúde pública, medicina e saúde da construção de uma cidade moderna. Hospitais de Lisboa, sanatórios, dispensários e lazaretos. Da contenção à prevenção. Circulação de micro-organismos, animais e doenças. 4. A construção de uma capital tecno-científica. O papel das instituições CTM e, em particular, das instituições de ensino superior. Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico e universidades populares. As relações entre ensino superior e o movimento “educação para todos”. Localização das CTM: permanências e itinerâncias. Atores, públicos e temas de divulgação CTM. 5. O papel das utopias na projeção e construção das cidades. Utopias como ferramenta histórica. A outra face da industrialização: migração de trabalhadores e bairros operários. Utopias, Saint-Simonismo e bairros de baixo custo. 6. Instituições e espaços coloniais, sua localização na cidade de Lisboa. A ligação da cidade ao mundo. Jardim colonial como espaço plural. 7. Cidades e espaços de lazer e entretenimento. O jardim público da Estrela enquanto jardim liberal. Fascismo, higienismo e divertimento tecnológico: o caso do Luna Park. Métodos de ensino: 1ª parte da aula: Apresentação dos temas pelo professor e sua discussão colectiva. 2ª parte da aula: Apresentação a cargo dos alunos de artigos relacionados com a matéria discutida na primeira parte e seguida de debate colectivo. Bibliografia: A bibliografia sobre história urbana das ciências é extensa. Sugere-se a consulta do site VISLIS - VISLIS Visões de Lisboa. Ciência, tecnologia e medicina (CTM) e a construção de uma capital tecno-científica (1870-1940) http://ciuhct.org/pt/visoes-de-lisboa/bibliografia-referencia, onde pode aceder a uma vasta bibliografia, estando várias das fontes acessíveis. Para além dos artigos a discutir ao longo do semestre, sugere-se a consulta e leitura dos seguintes livros: Dierig, Sven, Jens Lachmund, J. Andrew Mendelsohn, eds., Science and the City, Osiris, 18 (2003). França, José-Augusto, Lisboa: História Física e Moral (Lisboa: Livros Horizonte, 2008). Hochadel, Oliver, Agustí Nieto-Galán, eds., Barcelona: An urban history of science and modernity, 1888-1929 (NY: Routledge, 2016). Livingstone, David E., Putting science in its place. Geographies of Scientific Knowledge (Chicago: Chicago University Press, 2003). Saraiva, Tiago, Ciencia y Ciudad. Madrid y Lisboa, 1851-1900 (Madrid: Ayuntamiento de Madrid, Area de Gobierno de las Artes, 2005).

Trabalho final sobre tema que cruze o tópico da disciplina e o tema da dissertação do aluno. Idealmente contribuirá para um dos capítulos da tese do aluno.

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre