Filosofia das Ciências da Vida (D) FCV-D

Doutoramento Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 1_DHFC 2010/11

Contextos

Grupo: 1_DHFC 2010/11 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Parte Variável > Optativas > 86_Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Período:

O curso é dividido em três módulos que são, ao mesmo tempo, parcialmente independentes e significativamente sobrepostos. Cada um dos três instrutores ensinará um módulo. Em cada aula, o objetivo é desvendar a história e o significado filosófico de um determinado problema teórico e filosófico, com um foco particular em sua relevância biológica contemporânea. Este é um curso interdisciplinar na interface entre a história da biologia, a filosofia da biologia e a própria biologia. Mesmo que alguma formação em filosofia e biologia possa ser vantajosa, esse conhecimento prévio não é necessário para obter proveito do curso.

Módulo 1 – Conceitos fundamentais na filosofia das ciências da vida Instrutor – Davide Vecchi AULA 1 Origem e natureza da vida: geração espontânea e abiogênese; definições de vida; modelos da origem da vida. Cornish-Bowden, A. & María Luz Cárdenas, M.L. 2020. Contrasting theories of life: Historical context, current theories. In search of an ideal theory. Biosystems, 188. https://doi.org/10.1016/j.biosystems.2019.104063. AULA 2 Tipos de entidades biológicas e o conceito de organismo: das biomoléculas aos ecossistemas; teorias da organismalidade. Dupré, J. & O’Malley, M. 2009. Varieties of Living things: Life At The Intersection Of Lineage And Metabolism. Philosophy, Theory and Practice in Biology. https://quod.lib.umich.edu/cgi/p/pod/dod-idx/varieties-of-living-things-life-at-the-intersection.pdf?c=ptb;idno=6959004.0001.003;format=pdf AULA 3 O processo de desenvolvimento: conceptualizações históricas e contemporâneas; o papel causal dos genes e do ambiente no desenvolvimento. Mahner, M., and Bunge, M. (1997). Foundations of Biophilosophy. Springer, Berlin-New York. (pp. 277-287). AULA 4 A base filosófica da noção de evolução: transmutação e ancestralidade comum; processos evolutivos e modelos evolutivos. Mahner, M., and Bunge, M. (1997). Foundations of Biophilosophy. Springer, Berlin-New York. (pp. 311-322). Módulo 2 - 4 Marcos históricos no desenvolvimento das ciências da vida Instrutor – Maurizio Esposito AULA 5 Aristóteles e o estudo dos organismos Lennox J. (2006) “Aristotle’s Biology”, Stanford Encyclopaedia of Philosophy (https://plato.stanford.edu/entries/aristotle-biology/) AULA 6 A era de Descartes: das máquinas aos organismos “Descartes, Harvey, and the Emergence of Modern Mechanism” in The Philosophy of Biology: An Episodic History, Eds. Greene M, Depew D., Cambridge University Press. 2004 AULA 7 Kant e o surgimento da Biologia como uma disciplina científica Shimony I, (2017) What Was Kant’s Contribution to the Understanding of Biology? Kant Yearbook 9 (1):159-178 AULA 8 Biologia e tecnologia no século XX: o paradigma da informação Kay L. E. (1997) Cybernetics, Information, Life: The Emergence of Scriptural Representations of Heredity, Configurations, Volume 5, Number 1, pp. 23-91 Módulo 3 – Conceitos fundamentais na filosofia da evolução Instrutor – Lorenzo Baravalle AULA 9 A seleção natural e o conceito de fitness. Problemas conceptuais e filosóficos sobre a relevância explicativa da teoria darwiniana da evolução. Mills, S. and Beatty, J. The Propensity Interpretation of Fitness. In: Sober, E. (ed.) Conceptual Issues in Evolutionary Biology, pp. 3-24. Cambridge: MIT Press, 2006. AULA 10 Adaptação e desenho. O paradigma adaptacionista e os seus críticos: optimalidade, complexidade e contingência histórica. Gould, S.J. and Lewontin, R. The Spandrels of San Marco and the Panglossian Paradigm: A Critique of the Adaptationist Programme. In: Sober, E. (ed.) Conceptual Issues in Evolutionary Biology, pp. 79-98. Cambridge (Ma): MIT Press, 2006. AULA 11 Acaso e necessidade na evolução. O papel e o significado da deriva genética e da mutação aleatória nas dinâmicas evolutivas. Millstein, R. Are Random Drift and Natural Selection Conceptually Distinct? Biology and Philosophy, 17, 33-53, 2002. AULA 12 O pensamento evolutivo fora da biologia. Epistemologia evolutiva, evolução cultural e computação evolutiva. Sober, E. Models of Cultural Evolution. In: Sober, E. (ed.) Conceptual Issues in Evolutionary Biology, pp. 535-554. Cambridge (Ma): MIT Press, 2006. AULA 13 – Apresentações dos alunos Apresentações dos alunos, que valem o 25% da avaliação final.

75% - Um ensaio bem estruturado de 3.000 palavras com: introdução + desenvolvimento de um argumento e análise + conclusão. 25% - Uma apresentação em aula de 20 minutos sobre um tema do curso, a ser realizada na última aula. A metodologia de avaliação pode mudar devido à imprevisibilidade das circunstâncias atuais.

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre