Disciplina Curricular

Museus, Coleções e História da Ciência MCHCie

Doutoramento Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 1_DHFC 2010/11

Contextos

Grupo: 1_DHFC 2010/11 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Parte Variável > Optativas > 86_Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta cadeira fornece uma introdução à cultura material a historiadores da ciência. Os objetivos abrangem: 1) compreender a importância de coleções e objetos como fontes primárias para a HSTM; 2) fornecer uma perspetiva geral sobre a história dos museus e coleções científicas, bem como o seu papel na transformação da criação e divulgação do conhecimento científico; 3) introduzir conceitos e terminologia de cultura material; 4) introduzir métodos de estudo de coleções e objetos (análise de artefatos e biografias de coleções), bem como materiais de referência (inventários, catálogos) e literatura; 5) compreender o papel das coleções, museus e património nas sociedades atuais; 6) realização de visitas de campo e encontros com profissionais de coleções científicas e museus.

Programa

PLANO DE AULAS E LITERATURA ESPECÍFICA TEMA DO ANO: HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS Introdução: Coleções Científicas, Património e Museus 22 Fevereiro Introdução aos principais conceitos: museus, coleções, património. A ‘material turn’ em HSTM. Relevância das fontes materiais para a HSTM. A evolução do conceito de património. Patrimônio científico hoje. Políticas e principais desafios: preservação, conservação, vulnerabilidade institucional. Estrutura e objetivos da cadeira. Avaliação. Calendário. [FCUL, 3.1.08] História e exposição de coleções, museus e património científico 8 Março Coleções medievais e renascentistas. O ensino de medicina e farmácia. Jardins botânicos, teatros anatómicos, gabinetes de história natural, gabinetes de filosofia natural. ‘Pesquisa’ e ‘exposição’ antes do século XIX. A “invenção” do museu e exposição modernos. A introdução da interatividade. Centros de ciência. O contexto português. Visita de campo: Laboratorio Chimico, MUHNAC. [MUHNAC, Reserva Visitável de Química] Leitura obrigatória: Lourenço, M.C. 2010. O património invisível: História, organização e preservação do património científico em Portugal. Museologia.pt 4: 106-121. Leitura recomendada: Forgan, S. 2005. Building the museum. Knowledge, conflict and the power of place. Isis 96: 572-58. Lourenço, M.C., J. P. Sousa Dias, 2017. The ‘time capsules’ of science: Museums, collections and scientific heritage in Portugal. Isis, 108 (2): 390-8. Práticas de Gestão de Coleções 15 Março Significados. Naturalia e artificialia. Ciclos de vida. Documentação associada (dados). Objetos como fontes de informação. Cronogramas de objetos e coleções (naturalia e artificialia). As diferentes etapas nas biografias de objetos e coleções. Proto-coleções. Coleções órfãs. Arquivos Científicos. Gestão de coleções em diferentes tipos de coleções científicas. Manuseamento, numeração, fotografia, etiquetagem e armazenamento. Conservação. Entradas. Bancos de dados. Fontes para inventário. Aspetos jurídicos (tratados internacionais, legislação nacional). Documentação institucional e documentação científica. [MUHNAC, Reserva Visitável de Química] Leitura obrigatória: Field, J.V. 1988. What is scientific about a scientific instrument? Nuncius 3(3): 3-16, 17-26 [pdf]. Cultura Material da Ciência 22 Março Investigação no museu. Disciplinas representadas nas coleções científicas (passadas e presentes). Diferenças e semelhanças entre curadoria e investigação. Principais recursos para a investigação baseada em coleções: i) Arquivos museológicos (documentação institucional e documentação associada às coleções). ii) Inventários e bases de dados. iii) Catálogos de coleções e museus. iv) Catálogos comerciais. Discussão. Museus, objetos e coleções como fontes primárias para o HSTM. Introdução básica à cultura material. Cultura material da ciência. Nível de museu, nível de objeto e nível de coleções. Método Winterthur. Replicação de experimentos científicos. Modelo/mapa de Gessner. Biografias de coleções. [MUHNAC, Reserva Visitável de Química] Leituras obrigatórias: Fleming, E. McClung (1982). “Artifact study: A proposed model.” In Material culture studies in America, ed. Thomas J. Schlereth, pp. 162-73. Nashville. Lourenço, M. C. & S. Gessner (2012). Documenting collections: Cornerstones for more history of science in museums. Science & Education. Accessible at DOI: 10.1007/s11191-012-9568-z. Leituras recomendadas: Bennett, J. 2005. Museums and the History of Science. Practitioner’s Postscript. Isis 96: 602-608. Taub, L. (2011). Reengaging with instruments. Isis, 102, 689-696. Sessão de Objetos (Aula Prática) 5 Abril Manuseamento de objetos da MUHNAC. Inventário Prático. Discussão. [MUHNAC, Reserva Visitável de Química] Evidências da História nas Exposições de Museus 12 Abril Narrativas, públicos, espaços. Convidado: David Pantalony, Canada’s Museum of Science and Innovation/University of Toronto [MUHNAC, Reserva Visitável de Química] Leituras a indicar próximo da data. Sessão de Exposições (Aula Prática) 26 Abril Visitas às seguintes exposições MUHNAC: Illustrare, com Nuno Farinha e Ana Bigio Variações Naturais, com Cristina Branquinho Plantas e Povos Exposição Interactiva de Física 25 de Abril [MUHNAC] Os Museus do Técnico, Universidade de Lisboa (Visita de Campo) 3 Maio Visitas a: Museu Faraday, com Carlos Fernandes e Moisés Piedade Museus de Geociências, com Manuel Francisco Costa Pereira Museu de Engenharia Civil [Tecnico] O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (Visita de Campo) 10 Maio Visita ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (dia inteiro) [Universidade do Porto] Observatório Astronómico de Lisboa, Universidade de Lisboa (Visita de Campo) 17 Maio Visita ao Observatório Astronómico de Lisboa, MUHNAC, Universidade de Lisboa [Tapada da Ajuda] Apresentações dos Alunos e Conclusões 24 Maio [MUHNAC, Reserva Visitável de Química]

Métodos de ensino e avaliação

Assiduidade, Pontualidade e Participação Ativa: 20% Os alunos devem assistir a todas as aulas, ser pontuais e participar ativamente nos debates. A avaliação baseia-se na qualidade das intervenções orais. A existência de textos obrigatórios e recomendados permite que os alunos se preparem adequadamente. Projeto de exposição de objetos: 30% Os alunos inventarão um artefato de acordo com padrões museológicos e desenvolverão um projeto (simplificado) para exibição ao público em geral. Apresentação e discussão no último dia de aulas (24 de Maio). Ensaio Curto: 50% Os alunos selecionarão uma exposição/exposição do MUHNAC ou das visitas realizadas para problematizarem o tema deste ano – História da Ciência em Exposições de Museus – num ensaio de 5-8 pp. (Word, Times New Roman 12 pts, 1,5 espaço). Prazo: 15 de Junho de 2020

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre