Disciplina Curricular

História das Ciências, do Iluminismo aos Nossos Dias HCIND

Doutoramento Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 1_DHFC 2010/11

Contextos

Grupo: 1_DHFC 2010/11 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Parte Variável > Optativas > 86_Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

➢ Perspectivar as transformações científicas numa dimensão histórica, permitindo uma visão dinâmica do conhecimento e práticas científicas que enfatize processos de circulação do conhecimento, estratégias de apropriação e interações entre local e global. ➢ Compreender a estrutura interna da abordagem científica, englobando diferentes vertentes da produção do conhecimento (incluindo escrita de manuais e divulgação) e a sua relação em termos dos contextos socioeconómicos, políticos, religiosos e culturais. ➢ Discutir diferentes propostas temáticas, abordagens metodológicas e correntes historiográficas para o estudo das ciências, séculos XVIII-XX. ➢ Analisar o desenvolvimento da ciência em Portugal à luz de grelhas conceptuais que incluam interações entre “centros” e “periferias”, processos de circulação intranacionais, transnacionais e globais

Programa

1. Ciências no século XVIII Newton e newtonianismo(s). Projecto iluminista e ciências. Circulação do conhecimento e novas práticas científicas. Iluminismo e química no século XVIII. Lavoisier em perspectiva. Estrangeirados: redes, contatos. O caso de Correia da Serra. 2. Ciências no século XIX Rearranjos e reformulações disciplinares: a génese da física, biologia e geologia. A conquista do tempo. Engenheiros, cientistas e médicos na emergência da ciência da energia. Os limites do paradigma mecanicista. Precisão, standards e objectividade. Divulgação científica e públicos das ciências. Engenheiros portugueses na construção da nação tecno-científica. Ciência e impérios coloniais. 3. Ciências no século XX Big Science, computadores e emergência de disciplinas de fronteira. Tecnociência. Einstein e Galison: uma nova interpretação da génese da teoria da relatividade restrita. Einstein em Portugal. A história das ciências e o esclarecimento de problemas da actualidade: sustentabilidade de paisagens e antropocénico. Métodos de ensino: 1ª parte da aula: Apresentação dos temas pelo professor. 2ª parte da aula: Apresentação do artigo selecionado a cargo dos alunos, seguida de discussão. Bibliografia fortemente aconselhada: Peter J. Bowler, Iwan R. Morus, Making Modern Science. A historical Survey (Chicago: Chicago University Press, 2005) ou P. Fara, Science. A 4000 years history (Oxford University Press, 2010) Bibliografia de apoio: R.C. Olby, G.N. Cantor, J.R.R. Christie, M.J.S. Hodge, eds., Companion to the History of Modern Science (London: Routledge, 1996). M. Biagioli, ed., The Science Studies Reader (NY: Routledge, 1999) A. Hessenbruch, ed., Reader’s Guide to the History of Science (Chicago: Fitzroy Dearborn Publishers, 2000). Bernard Lightman , ed. A Companion to the History of Science (Wiley-Blackwell, 2016) Dominique Pestre, ed., Histoire des Sciences et des Savoirs, 3 vols. (Éditions du Seuil, 2015) vol.1, ed. S. Van Damme, De la Renaissance aux Lumières vol. 2, ed. Kapil Raj, H. Otto Sibum. Modérnité et Globalization vol.3, ed. Christophe Bonneuil, Dominique Pestre Volumes da coleção Fontana History of Science P.J. Bowler, The Fontana History of the Environmental Sciences (London: Fontana Press, 1992). D. Cardwell, The Fontana History of Technology (London: Fontana Press, 1994). J. North, The Fontana History of Astronomy and Cosmology (London: Fontana Press, 1994). R. Smith, The Fontana History of the Human Sciences (London: Fontana Press, 1997). I. Grattan-Guinness, The Fontana History of the Mathematical Sciences (London: Fontana Press, 1997). L. Pyenson, S. Sheets-Pyenson, Servants of Nature. A history of scientific institutions, enterprises, and sensibilities (New York: W.W. Norton & Company, 1999). Volumes da Coleção Cambridge History of Science Lorraine Daston, Katharine Park, eds., Early Modern Science. Cambridge History of Science. 3th Volume (Cambridge: Cambridge University Press, 2006) Roy Porter, ed. Cambridge History of Science. The Eighteenth Century. 4th Volume (Cambridge: Cambridge University Press, 2003) Mary Jo Nye, ed., Modern Physical and Mathematical Sciences. Cambridge History of Science. 5th Volume (Cambridge: Cambridge University Press, 2003) Mary Jo Teeter Dobbs, Margaret Jacobs, Newton and the culture of Newtonianism (Humanity Books, 1994) David Cahan, ed., From Natural Philosophy to the Sciences. Writing the History of Nineteenth-Century Science (Chicago: Chicago University Press, 2005) John Krige, Dominique Pestre, eds., Companion to Science in the twentieth Century (Routledge, 1997)

Métodos de ensino e avaliação

Métodos de Ensino: 1ª parte da aula: Apresentação dos temas pelo professor. 2ª parte da aula: Apresentação do artigo selecionado a cargo dos alunos, seguida de discussão. Avaliação: Trabalho final que cruze temas abordados na disciplina com o tema da dissertação de doutoramento do estudante.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre