Disciplina Curricular

História das Ciências Antiga e Medieval HCAMed

Doutoramento Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 1_DHFC 2010/11

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O seminário pretende iniciar os estudantes na leitura e interpretação de textos técnico-científicos antigos. Os estudantes ficarão a conhecer alguns dos principais problemas de ciência e filosofia natural abordados entre Aristóteles e o Renascimento e aprenderão a contextualizá-los no âmbito da tradição científica antiga e da cultura clássica. Os estudantes lerão e analisarão criticamente fontes antigas e bibliografia secundária, desenvolverão competências de escrita académica (por meio de trabalhos escritos) e de argumentação (por meio das discussões durante as aulas), e tomarão contacto com novos métodos e temas de investigação.

Programa

O seminário descreverá e contextualizará problemas e tópicos da ciência antiga, sobretudo a partir da sua formulação no Corpus Aristotelicum. Além disso, o seminário pretende construir e apresentar uma perspectiva mais vasta sobre aspectos diversos da cultura e da Antiguidade Clássica, referindo, sempre que se mostre pertinente, trechos de outras obras, como a História Natural (Plínio-o-Velho), as Questões Naturais (Séneca), o Sobre a Arquitetura (Vitrúvio) ou o Da Natureza das Coisas (Lucrécio). Os tópicos a examinar incluem: modelo aristotélico de ciência, ordenação dos saberes, problemas específicos das ciências da natureza na Antiguidade, receção e comentário dos autores antigos na Idade Média e Renascimento.

Métodos de ensino e avaliação

Cada sessão terá duas partes. A primeira parte, que reveste a forma de uma conferência, consistirá numa exposição de 60 minutos sobre um livro das obras e autores referidos no programa e incluirá uma explicação dos conteúdos fundamentais, uma comparação com outras obras e autores (quando possível e/ou relevante), a sugestão de pistas de leitura e de temas de investigação e discussão. A segunda parte, que reveste a forma de seminário, será ocupada por discussão. Os alunos terão de ter lido os textos antecipadamente e ter preparado a sua discussão. A avaliação será baseada em 3 apresentações orais de 15 minutos cada (20%+20%+20%) e um trabalho final (40%).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre