2017/2018

Objetivos

O Mestrado em Informática oferece uma especialização de cariz científico e tecnológico, na área da Informática, baseada num conjunto de disciplinas opcionais e na realização de um projeto ou dissertação. Tem uma estrutura curricular simples e flexível, possibilitando percursos individualizados de aprofundamento de conhecimentos e aquisição de competências fundamentais e avançadas, nas várias áreas científicas do Departamento de Informática.

Este curso tem como objetivo oferecer aos estudantes e profissionais a possibilidade de renovar e aprofundar os seus conhecimentos e competências na área da informática, bem como de complementar a formação e abrir novas oportunidades aos que são de áreas afins e de domínios em que a informática pode ser uma mais-valia. Numa faculdade e universidade de forte cultura multidisciplinar, temos recebido alunos com formações variadas, nomeadamente os provenientes de cursos de informática e tecnologias de informação, e outras áreas da ciência, engenharia e afins, como matemática, estatística, física, biologia, química, ciências da saúde, tecnologias de informação geográfica, design multimédia, gestão, direito, entre outras.

É nesta perspetiva de aprofundamento, especialização, renovação e reconversão que se pretende criar competências fortes e oportunidades para um mercado e uma sociedade em que a informática, em grande procura, tem um papel de importância crescente nas mais variadas áreas, com carácter especializado e multidisciplinar.

É atribuído o grau de mestre no final de um percurso que inclui um primeiro ano de realização de disciplinas, e um segundo ano de projeto ou dissertação, onde os alunos terão oportunidade de trabalhar de forma supervisionada integrados em ambientes empresariais ou de investigação, com uma forte dimensão científica e tecnológica, e de ligação às empresas e à sociedade.

Competências: Conceção e desenvolvimento de sistemas e aplicações informáticas numa variedade de domínios multidisciplinares da atividade económica e social. Tem por objetivo aprofundar e alargar aprendizagens, numa perspetiva complementar em áreas como a web e multimédia, redes e sistemas de informação, linguagens e engenharia de software, fornecendo os conhecimentos para a construção e operação de soluções informáticas em conjunto com outras áreas.

Saídas Profissionais

Empresas de desenvolvimento de software, conteúdos e segurança | Empresas de telecomunicações, serviços, consultoria e áreas multidisciplinares e complementares | Instituições de ensino superior e investigação | Instituições públicas.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Maria Teresa Caeiro Chambel
mtchambel@fc.ul.pt