Plano de Estudos
Computação Móvel CMov
Contextos
Groupo: 3_MI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 892 - Mestrado em Informática - Geral > 1º semestre
Groupo: 3_MI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 785 - Mestrado em Informática - SI
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina aborda as características e os processos de desenvolvimento para os sistemas computacionais móveis, examinando-os numa perspectiva de sistemas de informação. O objectivo principal é dotar os alunos da capacidade de desenvolver aplicações e serviços para dispositivos móveis. Abordam-se metodologias e tecnologias de desenvolvimento, prototipagem e avaliação de aplicações e serviços para aqueles dispositivos, bem como: características tecnológicas dos mesmos (e.g. tablets, telemóveis e smartphones); sistemas operativos disponíveis (e.g Android); tecnologias de rede e informação subjacentes; capacidades e limitações tecnológicas das interfaces e modos de interacção; e características dos contextos cognitivos e sociais em que se usam. Para além dos princípios, técnicas e metodologias os alunos desenvolverão aplicações móveis, com necessidades de gestão partilhada de dados e multimodais sobre, por exemplo, Android.
Programa
Introdução à computação móvel e computação ubíqua; Evolução da computação móvel e a sua integração com ambientes inteligentes; Dispositivos móveis: características, capacidades e limitações dos dispositivos móveis (smartphones, tablets, dispositivos vestíveis). Interfaces e modos de Interação: interação por toque, voz e outros modos multimodais. Desafios e cenários de uso das aplicações móveis e ubíquas; As tecnologias emergentes e os sistemas de suporte; Metodologias de desenho, prototipagem e avaliação de aplicações móveis; Sensores e funcionalidades multimodais. Os aspetos de distribuição, comunicação e o suporte de rede. Os sistemas operativos. Visões de futuro.
Método de Avaliação
A avaliação é constituída por: - Desafios individuais efetuados no final das aulas teóricas; - Apresentação de dois tópicos de investigação, que envolve a escrita de um artigo comparativo e crítico sobre cada tópico; - Exercícios individuais a efetuar e apresentar nas aulas teórico-práticas; - Projecto prático, em grupo, que resulte numa aplicação móvel incluindo interacção multimodal, gestão de dados e comunicação; o tema é aberto, refinado pelos docentes.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ubiquitous Computing Fundamentals: John Krumm 2010
- Mobile Interaction Design: Matt Jones and Gary Marsden 2006
- Android Mobile App Developer Tools – Android Developers: Google 2024
- Recent research papers: several 2024