Disciplina Curricular
Experiência de Utilização EU
Mestrado Bolonha em Informática - 3_MI 2020/21
Contextos
Grupo: 3_MI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 892 - Mestrado em Informática - Geral > 1º semestre
Período:
Grupo: 3_MI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 785 - Mestrado em Informática - SI
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A cadeira pretende transmitir conhecimentos sobre a área designada Experiência de Utilização. A gama de problemas e desafios conceptuais/teóricos que se abordam na cadeira, e assim a justificam em termos científicos, inclui três áreas principais, todas elas complementares: Arquitectura de Informação, Usabilidade e Experiência de Utilização, e Acessibilidade. Todas as áreas são abordadas do ponto de vista dos fundamentos teóricos que as sustentam, complementados pela apresentação da sua aplicação prática, concretizada em técnicas, metodologias e ferramentas que os implementam e permitem validar, sempre orientado pelo conceito de Desenho Centrado no Utilizador. A cadeira oferece assim um conjunto de conhecimentos aglutinadores das bases científicas e técnicas obtidas em cadeiras de licenciatura.
Programa
Componente Teórica - Experiência de Utilização. Desenho Centrado no Utilizador. Processos UX. UX ágil. Métodos de Pesquisa. Modelação de Dados. User Stories. Desenho de UX. Desenho Generativo. Desenho Conceptual. Arquitetura de Informação. Impacto Emocional. Prototipagem. Wireframes. Avaliação de UX. Avaliação Empírica. Análise de Dados. Integração de UX ágil com métodos ágeis de Engenharia de Software. Acessibilidade e Desenho Inclusivo. Acessibilidade Web. Componente Teórico-prática - Projecto e desenho de uma interface, de acordo com as metodologias aprendidas. A interface deve ser caracterizada por uma estrutura de informação complexa e heterogénea, aplicada a uma tarefa, um contexto de utilização e um grupo de utilizadores específicos.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: Realização de um trabalho prático. Estudo, apresentação e argumentação de artigos relevantes.