Disciplina Curricular
Dissertação/ Projeto em Informática D/P-Inf
Mestrado Bolonha em Informática - 3_MI 2020/21
Contextos
Grupo: 3_MI 2020/21 > 2º Ciclo > Dissertação
Período:
Peso
54.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina corresponde ao trabalho final de um aluno do Mestrado, consistindo da realização de um projeto ou dissertação em ambiente académico ou numa instituição externa. Em qualquer dos casos é esperado que o aluno desenvolva a capacidade de desenvolvimento de trabalho autónomo de fôlego, âmbito e complexidade adequada a uma pós-graduação, e cujo programa é previamente aceite pela Comissão Científica do Mestrado em Informática. No caso de uma dissertação, sendo um trabalho de natureza científica, pressupõe um exame crítico de um problema sob uma perspetiva original, sugerindo ou desenvolvendo soluções para o problema em causa. No caso de um projeto, o objetivo é a resolução de um problema concreto, bem definido, partindo de um planeamento onde se compreendem as fases de análise, desenho, realização e teste da solução.
Programa
O decurso do trabalho contempla várias vertentes relativamente às quais o aluno é confrontado e sobre as quais será avaliado. Essas vertentes incluem, dependendo da natureza do trabalho: a capacidade de integração do aluno na equipa no âmbito da qual o trabalho se desenrola; o aprofundamento dos seus conhecimentos técnicos/científicos na área do seu trabalho; o aprofundamento da capacidade de tomar decisões; a capacidade de realização de trabalho prático; o contacto com a documentação técnica; o aprofundamento da capacidade de redação de relatórios; o aprofundamento da capacidade de apresentação pública dos resultados obtidos.
Métodos de ensino e avaliação
Defesa da dissertação/trabalho de projeto numa prova pública. A atribuição da nota final resulta da apreciação de um conjunto de critérios organizados em três grandes categorias: a forma como o trabalho decorreu ao longo dos 9 meses previstos; a qualidade do relatório final; e a capacidade demonstrada na defesa propriamente dita, nomeadamente na apresentação e na forma como o aluno respondeu às perguntas dos elementos do júri.