Disciplina Curricular
Internet das Coisas ICoi
Mestrado Bolonha em Informática - 3_MI 2020/21
Contextos
Grupo: 3_MI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 892 - Mestrado em Informática - Geral > 1º semestre
Período:
Grupo: 3_MI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 788 - Mestrado em Informática - OSC
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do semestre letivo os alunos devem compreender os fundamentos técnicos da evolução da Internet com muitos dispositivos/objetos/sensores/atuadores ligados, permitindo a integração de sistemas individuais, domésticos e industriais na Internet. Os alunos deverão compreender os desafios técnicos, tecnológicos e sociais que se colocam ao desenvolvimento da Internet das Coisas (IdC). Deverão ainda compreender e ser capazes de descrever as principais tecnologias e arquiteturas empregues nestes sistemas, sendo também capazes de aplicar algumas delas na prática. No final do semestre, os alunos terão conhecimentos sobre as áreas aplicacionais da IdC, tecnologias de sensores inteligentes e de redes para IdC, protocolos de comunicação e aspetos de segurança nos sensores, redes e sistemas.
Programa
1. Introdução à Internet das Coisas: evolução tecnológica e tendências de evolução da informática. 2. Apresentação e discussão de áreas aplicacionais: transportes, indústria, monitorização ambiental, saúde, gestão energética em edifícios, redes inteligentes, cidades inteligentes. 3. Tecnologia dos sensores: micro-tecnologias, sensores inteligentes, aspetos energéticos. 4. Tecnologia das redes e pilha protocolar. 5. Aspetos de segurança (confidencialidade, integridade e disponibilidade): conceitos, tecnologias. 6. Outros requisitos não funcionais (computação atempada, qualidade dos dados, custo): paradigma “edge computing”. 7. Ciência dos dados para a Internet das Coisas: estatística e aprendizagem máquina, análise e visualização de grandes quantidades de dados. 8. Estudo de casos: desenvolvimento integrado na nuvem e desenvolvimento na borda do sistema.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação dos alunos compreende três componentes: Exame (40%), projeto de grupo (40%) e trabalhos de grupo (20%).