Disciplina Curricular
Fundamentos de Segurança FSeg
Mestrado Bolonha em Informática - 2_MI 2012/13
Contextos
Grupo: 2_MI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 892_1º Sem do Mestrado em Informática
Período:
Grupo: 2_MI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 788_Mestrado em Informática - OSC
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular aborda a temática da segurança no contexto dos sistemas computacionais abertos, apresentando os problemas relacionados com ataques maliciosos. Durante o semestre são apresentados aos alunos os princípios e técnicas que devem sustentar uma estratégia de segurança eficaz de modo a assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade de recursos informáticos (hardware, software, dados e redes).
Programa
Componente Teórica: Conceitos da área da segurança; primitivas criptográficas; mecanismos de autenticação do utilizador e entre máquinas; certificados e infra-estrutura de chave pública; controlo de acesso; soluções de firewall e sistemas de deteção de intrusões; software malicioso; construção de canais de comunicação seguros; protocolos seguros. Componente Teórico-prática: Estudo em detalhe de alguns temas selecionados através de análise de artigos científicos. Utilização de ferramentas de segurança: analisadores de rede, deteção de vulnerabilidades, firewalls (iptables e WAF), sistemas de deteção de intrusões.
Métodos de ensino e avaliação
Método de ensino: As aulas estão organizadas em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas os alunos adquirem os conhecimentos da unidade curricular. Estes conhecimentos são aprofundados e consolidados nas aulas teórico-práticas e com a realização dos trabalhos, permitindo que os alunos associem os conhecimentos teóricos a conhecimentos mais técnicos através da experimentação. Avaliação: apresentações, trabalhos e exame final. A avaliação dos trabalhos, genericamente, baseia-se na apreciação dos relatórios entregues, na apresentação em laboratório dos trabalhos realizados e numa discussão oral individual.