Disciplina Curricular
Configuração e Gestão de Sistemas CGSis
Mestrado Bolonha em Informática - 2_MI 2012/13
Contextos
Grupo: 2_MI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 788_Mestrado em Informática - OSC
Período:
Grupo: 2_MI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > - > Optativas > 893_2º Sem do Mestrado em Informática
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Configuração e Gestão de Sistemas extende os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares da área de Organização de Sistemas Computacionais da licenciatura às atividades específicas das equipas de administração de Tecnologias de Informação. Os alunos que concluem com sucesso a unidade curricular deverão ser capazes de descrever as linhas orientadoras e as metodologias utilizadas pelas equipas de administração de tecnologias de informação, a organização destas equipas e as principais ferramentas de apoio ao seu trabalho.
Programa
Conceitos de administração de tecnologias de informação: Organização de uma equipa. Relação entre estratégia e tática. Ciclo de vida de um sistema. Modelos de administração. Planeamento de um sistema: identificação de requisitos, dimensionamento e fiabilidade. Elementos de um centro de dados. Exploração: Gestão de operações. Descoberta de recursos. Monitorização. Gestão de faltas; Gestão de configurações; Gestão de desempenho e contabilização; Gestão de segurança. Ética na administração de TI.
Métodos de ensino e avaliação
Ensino com vertente teórica e teórico-prática, presencial e em estudo autónomo com recurso a materiais disponibilizados pelo docente e trabalhos de investigação autónoma e de aplicação de conhecimentos. A avaliação em época normal é contínua, incluindo os seguintes elementos: - 10 testes curtos presenciais (peso: 40%, 2 class. mais baixas descartadas) - 3 provas de avaliação em estudo autónomo, repetidas livremente (peso: 5%, 2 classficações mais altas descartadas) - 4 trabalhos práticos individuais (peso: 20%, class. mais baixa descartada) - 1 projeto, realizado em grupo (peso 35%) Nenhum dos elementos é de entrega obrigatória, contando 0 para a classificação final aqueles que não são entregues. A obtenção de uma classificação inferior a 1 valor em qualquer trabalho realizado fora da sala de aula implica a reprovação à unidade curricular. Em alternativa o aluno pode ser avaliado pelo exame de 2a época de exame (70%) e pelo projeto (30%).