Disciplina Curricular
Métodos de Investigação em Interação Pessoa - Máquina MIIPM
Doutoramento Bolonha em Informática - 3_DI 2020/21
Contextos
Grupo: 3_DI 2020/21 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 82 - Doutoramento em Informática
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular faz uma introdução geral à investigação avançada em Interação Pessoa-Máquina (IPM), fornecendo material de base nos temas principais de IPM, discutindo o tipo de investigação que normalmente se faz neste contexto, e explorando processos e metodologias de trabalho representativas que se realizam em IPM. Como parte da unidade curricular, será estudado o âmbito do processo de investigação, com especial ênfase nos diferentes métodos usados pelos investigadores de IPM para estudar as questões de investigação, incluindo abordagens qualitativas e quantitativas. Pretende-se que no final da unidade curricular os alunos sejam capazes de: 1. Identificar problemas de investigação em IPM originais e importantes para investigar. 2. Articular questões de investigação que sejam investigáveis 3. Desenvolver planos de pesquisa adequados, selecionando os métodos de pesquisa e as técnicas de recolha e análise de dados mais apropriadas 4. Realizar um trabalho de investigação, aplicando as técnicas de recolha e análise de dados escolhidas 5. Preparar e apresentar propostas de investigação e os seus resultados
Programa
-Parte I: Introdução à investigação: Identificação de problemas de pesquisa; Definição e proposta de investigação; Ética; Desenho de experiências -Parte II: Métodos de investigação e de recolha de dados; surveys; casos de estudo; entrevistas e entrevista em grupos; Etnografia; Testes de Usabilidade -Parte III: Técnicas de Análise de Dados: Análise quantitativa; Análise qualitativa; Análise de outros tipos de material
Métodos de ensino e avaliação
Para cada aula serão atribuídos elementos de leitura (principalmente capítulos de livros, mas também artigos científicos). Os alunos terão de ler os materiais antes da aula, e espera-se que participem ativamente em todas as aulas. Todos os alunos devem ler todos os elementos de leitura, embora para cada tópico, apenas um aluno será responsável por preparar e fazer uma apresentação oral com base em um ou mais dos materiais de leitura disponíveis, enquanto outro aluno será responsável por discutir esses materiais com o apresentador. Os restantes alunos também deverão participar na discussão, que será moderada pelo docente. Tanto a apresentação, como a participação nas discussões das aulas contam para a nota final. Espera-se ainda que os alunos realizem pequenas tarefas ao longo do semestre. Estas podem consistir em relatórios sobre um dos temas abordados, ou exemplos de aplicações dos métodos e técnicas discutidas nas aulas. Normalmente, os alunos terão uma semana para concluir estas tarefas. Finalmente, cada aluno deve realizar o projeto da cadeira, que consiste na preparação, execução e apresentação dos resultados de um estudo de investigação. O tópico do estudo deve estar relacionado com o tema da tese do aluno, e deve demonstrar que o aluno compreendeu os temas abordados na disciplina.