O programa de doutoramento em Informática está organizado em duas fases.


Primeira Fase:  Projeto de Tese

Esta fase começa com uma investigação inicial sobre um problema proposto pelo aluno e termina com a submissão, apresentação e defesa com êxito de um Projeto de Tese. 

O Projeto de Tese é formalmente avaliado por uma comissão de acompanhamento constituída para o efeito, que além do orientador inclui um membro externo, especialista da área, e um outro docente do programa. Apenas os alunos aprovados no Projeto de Tese passam à segunda fase do doutoramento. 

O Projeto de Tese tem de ser concluído no prazo de dois semestres após o início do doutoramento.


Segunda Fase:  Tese de Doutoramento

Após a discussão do Projeto de Tese, é enviado ao aluno um conjunto de comentários, sugestões e recomendações que resumem a avaliação do trabalho pela comissão de acompanhamento. Estes elementos devem ser tidos em conta pelo aluno no aprofundamento da investigação. 

A continuação da investigação exige um elevado grau de qualidade e rigor, considerando padrões estabelecidos pela comunidade científica, incluindo aspetos relacionados com teoria e metodologia, proposição e avaliação, originalidade, e argumentação e comunicação. 

A conclusão do doutoramento exige a elaboração, submissão, apresentação e defesa com êxito de uma Tese de Doutoramento. O trabalho será avaliado por um júri de especialistas, cuja composição segue regras definidas pela Faculdade e pela Universidade. 

A Tese de Doutoramento deverá ser concluída dentro dos prazos legalmente estabelecidos. 

O progresso dos alunos é avaliado anualmente pela comissão científica do programa. A avaliação de progresso tem por base um relatório de progresso do aluno, uma apresentação anual do trabalho realizado pelo aluno, e um relatório da discussão do trabalho com a comissão de acompanhamento. 


Comissão Científica

Consultar aqui.


Comissão Pedagógica

Consultar aqui.


Departamento Responsável

Departamento de Informática


Candidaturas

As informações relativas às candidaturas (nomeadamente vagas, prazos e instruções) podem ser consultadas no Portal de Ciências:


Acreditação e Registo

N.º do ProcessoDecisãoN.º de anos de AcreditaçãoData da Decisão
ACEF/1213/17877Acreditado606-05-2014
ACEF/1819/0217877
ACEF/2425/0217877
Acreditado
Acreditado
6 (a partir de 31-07-2019)
6 (a partir de 31-07-2025)
29-04-2020
22-04-2025

Registo inicial: R/A-Ef 1872/2011, de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 1872/2011/AL01, de 13-04-2016 | R/A-Ef 1872/2011/AL02, de 09-05-2022 | R/A-Ef 1872/2011/AL03, de 28-05-2025


Estrutura Curricular e Plano de Estudos


Plano de Estudos - Data de início: 2025/26

Alteração (estrutura curricular e plano de estudos) - Despacho n.º 6628/2022

Alteração (estrutura curricular e plano de estudos) - Despacho n.º 6823/2016

Adequação - Deliberação n.º 987/2009


Língua de Ensino

Português. Caso haja pelo menos um aluno que não entenda Português, as aulas serão lecionadas em Inglês.


Contactos

Informações sobre candidaturas e processos académicos
doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt

(antes de enviar o seu e-mail, verifique se a pergunta que vai colocar já se encontra respondida no Portal de Ciências; ver também informação sobre Estudantes Internacionais)

Coordenação do curso
DoutInf.coordenacao@ciencias.ulisboa.pt

Departamento
Departamento de Informática