Disciplina Curricular
Ensino e Divulgação Científica EDC
Doutoramento Bolonha em Informática - 2_Plano 2015/16
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos desta disciplina são desenvolver e exercitar competências de ensino e de divulgação científica na área da informática. O foco é na comunicação de material técnico elementar quer ao nível de disciplinas de licenciatura quer ao nível da divulgação científica. Os alunos colaborarão em atividades de ensino de uma disciplina de licenciatura de nível introdutório através de leccionação de algumas aulas de laboratório ou práticas ou de apoio a projetos e na classificação de trabalhos. Estas atividades são supervisionadas pelo regente da disciplina. Os alunos participarão na elaboração de material e em ações de divulgação científica, nomeadamente junto de alunos do ensino secundário e para promoção em geral da investigação que se faz no Departamento de Informática (DI-FCUL).
Programa
Os tópicos abordados incluem: A preparação e lecionação das aulas; Os contextos de aprendizagem: resolução de problemas, aulas de laboratório; A gestão das sala de aula; O planeamento de atividades de avaliação; A elaboração de enunciados; A classificação de trabalhos de práticos; A preparação e apresentação de seminários e de outras ações de divulgação científica.
Métodos de ensino e avaliação
Há uma apresentação inicial do âmbito e organização da unidade curricular, pelo seu responsável. Em seguida os tópicos são abordados no contexto das atividades de ensino de uma disciplina introdutória de licenciatura, com supervisão do regente da disciplina. O aluno pode também colaborar no desenvolvimento de conteúdos de divulgação, com supervisão da equipa de divulgação e imagem do DI-FCUL. O aluno é avaliado de acordo com a qualidade do trabalho desenvolvido na atividade letiva pelo regente da disciplina em causa e pelo coordenador de divulgação e imagem no caso da atividade de divulgação científica. O peso de cada componente reflete o esforço do aluno em cada uma. O responsável pela unidade curricular promove a homogeneização das classificações.