Disciplina Curricular
Internet do Futuro IFut
Doutoramento Bolonha em Informática - 2_Plano 2015/16
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo dos alunos é fazer um estudo do estado-da-arte em 3 sub-áreas distintas das redes de computadores e Internet, através da leitura de entre 5 e 7 artigos por tópico. A escolha de artigos procura, por um lado, apresentar aos alunos alguns dos avanços mais significativos nesta área, tentando desvendar o que poderá ser a Internet do Futuro e, por outro lado, tentar ir ao encontro dos interesses particulares do aluno, no contexto do seu Doutoramento. Procura-se também apelar à imaginação e à análise crítica do aluno, incentivando-o a fazer um exercício de incorporação de algumas das ideias estudadas na sua tese de Doutoramento.
Programa
Redes programáveis: conceitos fundamentais; programação do plano de controlo (redes definidas por software) e do plano de dados (switches programáveis); linguagens de programação de redes (e.g., P4); verificação e síntese de redes. Redes sem fios: técnicas de gestão do espetro, técnicas de gestão de energia em redes sem fios, protocolos de acesso ao meio. A camada de aplicação na Internet das coisas: aspetos arquitecturais e de segurança.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação final é baseada em duas componentes: (três) relatórios (um por tópico) e uma discussão final. Os relatórios devem fazer um resumo do estado-da-arte de cada tópico e indicar como se poderiam incorporar alguns dos avanços de cada uma dessas sub-áreas (ideias, teorias, técnicas, sistemas, etc.) na proposta de Doutoramento do aluno. A discussão final inclui uma apresentação que inclua uma proposta estruturada de incorporação de pelo menos 2 dos sub-tópicos estudados na tese de Doutoramento do aluno.