Disciplina Curricular

Grandes Dados GD

Doutoramento Bolonha em Informática - 2_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 2_Plano 2015/16 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 82_Doutoramento em Informática

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos aprendam a distinguir os Grandes Dados e a compreender os desafios principais nesta área, não apenas relacionados com o tamanho dos dados, mas também com a sua heterogeneidade, velocidade de geração e eventual baixa qualidade. Os alunos irão descobrir como é que as várias áreas da informática respondem a estes desafios, e que impacto os desenvolvimentos numa área podem ter noutras, o que torna necessário desenvolver e implementar soluções integradas. Os alunos irão compreender que o grande valor dos Grandes Dados reside na nossa capacidade de explorar os dados de modo a encontrar novo conhecimento, e aprender quais as estratégias actuais para atingir este objectivo. Pretende-se também que os alunos adquiriam a capacidade de discernir e reconhecer oportunidades para a aplicação de estratégias do domínio dos Grandes Dados, e compreender como as soluções desta área podem ser exploradas em aplicações reais. 

Programa

Nos últimos dois anos foi gerada uma quantidade de dados superior àquela gerada em todo o registo anterior da civilização humana. Mas aquilo que é verdadeiramente revolucionário, não se prende com o tamanho dos dados, mas sim com aquilo que somos actualmente capazes de realizar com eles. Nesta unidade curricular, vão ser apresentados tópicos do estado da arte em Grandes Dados em oito áreas diferentes. Cada módulo irá introduzir os conceitos gerais, mas também debruçar-se sobre os mais recentes desenvolvimentos na investigação da área em foco. Os alunos irão aprender a distinguir Grandes Dados e a comprender os seus desafios, descobrir as estratégias mais recentes para a recolha e armazenamento de dados, discutir os problemas de escalabilidade e segurança, investigar algoritmos eficientes para análise de dados e estratégias para descoberta de conhecimento, explorar interfaces orientadas para dados e comprender os benefícios e desafios dos Grandes Dados em aplicações reais. 

Métodos de ensino e avaliação

Será atribuída para cada aula uma lista de leitura prévia, baseada em capítulos de livros ou artigos científicos. A maioria das aulas funcionará como um forum de discussão interactiva. Os alunos irão apresentar as ideias principais resultantes da leitura (oralmente ou com apoio multimédia) e propôr pontos de discussão, que serão depois discutidos pela turma toda. Esta discussão será liderada e motivada pelo professor.  Os alunos serão avaliados tanto pelas suas apresentações como pelas suas contribuições para a discussão interactiva. Existirá um projecto final, focado na aplicação de soluções para Grandes Dados num tema à escolha do aluno (e potencialmente relacionado com o seu tema de dissertação). Este projecto incluirá um relatório expondo como estratégias de Grandes Dados podem contribuir para a solução de um problema no tema escolhido, como esta solução poderá ser implementada e quais os desafios específicos que terá de enfrentar. 

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre