2021/2022

Objetivos

A Licenciatura em Engenharia Biomédica e Biofísica (LEBB) visa facultar a formação base a futuros profissionais de uma área científica e tecnológica multidisciplinar, complexa e em rápida evolução que é a Engenharia Biomédica (EB).

Esta formação aborda as áreas da matemática, física, química, biologia, programação, engenharia, gestão e saúde, capacitando os estudantes para, num 2.º ciclo de estudos, dominarem conceitos específicos e desenvolverem soluções tecnológicas em EB para promoção da saúde, diagnóstico, terapia e reabilitação, a par de competências em investigação biomédica e a análise de dados complexos.

O plano de estudos da LEBB inclui igualmente a realização de um estágio em ambiente de investigação, hospitalar ou empresarial, em Portugal ou no estrangeiro, facultando assim aos seus estudantes uma primeira experiência profissional na área da Engenharia Biomédica e no conhecimento das entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, relevantes neste domínio.

Competências: Compreensão da anatomia/fisiologia humanas e bioquímica clínica. Fundamentos de matemática, física, química e biologia. Conceitos e ferramentas de programação, análise numérica, eletrónica, processamento de sinal e desenho assistido por computador. Conceitos e ferramentas de sinais e imagens médicas, física das radiações, equipamentos médicos de diagnóstico e terapia, soluções digitais de saúde e outros dispositivos médicos.

Saídas Profissionais

Empresas de tecnologia médica e engenharia biomédica | Empresas de consultoria | Instituições hospitalares e outras instituições de saúde | Instituições de ensino superior e de investigação.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores