Plano de Estudos
Laboratório de Engenharia Biomédica e Física Médica LEBFM
Contextos
Groupo: 2_LEBB 2026/27 > 1º Ciclo > 2º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos executam seis experiências pré-programadas em que medem sinais fisiológicos num colega, analisam quantitativamente esses sinais e interpretam-nos. Adicionalmente, adquirirão conhecimentos fundamentais sobre o tratamento e análise de sinais biomédicos, incluindo conceitos de sinais e sistemas, convolução, análise no domínio das frequências e filtros digitais. As competências a desenvolver incluem: • Desenvolvimento de protocolos experimentais para aquisição de sinais fisiológicos; • Utilização de equipamento de aquisição de dados biomédicos; • Interpretação fisiológica de sinais adquiridos; • Compreensão dos fundamentos teóricos de sinais e sistemas aplicados à engenharia biomédica; Aplicação prática de conceitos de processamento de sinais, incluindo filtragem e análise no domínio das frequências.
Programa
• Apresentação da unidade curricular: Objetivos, conteúdos e método de avaliação. • Fundamentos de Sinais e Sistemas: Sinais contínuos e discretos, sistemas lineares e invariantes no tempo. • Convolução: Definição, interpretação física e aplicações em sistemas biomédicos. • Teoria de Fourier: Séries e transformadas de Fourier, interpretação no contexto da análise de sinais fisiológicos. • Sinais no espaço das frequências: Espectro de frequências, análise espectral de sinais biomédicos. • Filtros digitais: Passa-baixo, passa-alto, passa-banda — conceitos e aplicações práticas. • Tutorial do programa Biopac Pro: Aquisição e análise de sinais fisiológicos. • Experiências laboratoriais: o Ciclo respiratório o Electrocardiografia o Sons cardíacos o Electroencefalografia (I e II) o Resposta galvânica da pele e polígrafo • Projeto programado no Biopac Pro: Planeamento e desenvolvimento de uma lição programada (3 aulas)
Método de Avaliação
• Trabalho experimental em ambiente laboratorial (15%) Avaliação contínua da participação e desempenho prático dos alunos nas aulas laboratoriais, incluindo a correta utilização do equipamento e a execução dos procedimentos experimentais. • Teste individual (25%): Realização de um teste escrito individual, com questões teóricas e práticas relacionadas com os fundamentos de sinais, análise de sinais biomédicos e interpretação de resultados experimentais. • Relatório de dados em aula (20%): No final de cada aula laboratorial, os alunos deverão preencher, em grupo, o relatório de dados de cada experiência do BioPac. Este relatório inclui o registo dos dados adquiridos, a realização das análises necessárias e a resposta a questões específicas que pretendem avaliar a compreensão dos procedimentos experimentais, a interpretação dos sinais e os conceitos teóricos abordados. As perguntas poderão variar das que estão na ficha laboratorial. Esta atividade será realizada e entregue durante a própria aula prática. • Projeto programado no Biopac Pro (40%): O projeto final, desenvolvido em grupo, será avaliado em duas componentes: o Apresentação oral do projeto programado (20%): Avaliação da capacidade de comunicação, clareza na explicação do trabalho desenvolvido, justificação das escolhas metodológicas e interpretação dos resultados.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 98.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Essentials of Anatomy & Physiology: R. Seeley, T. Stephens, and P. Tate 2006 McGraw-Hill Education
- Electroencephalography: Basic Principles, Clinical Applications, and Related Fields: E. Niedermeyer and F. H. L. da Silva 2005 Lippincott Williams & Wilkins
- Textbook of Medical Physiology: J. E. Hall and M. E. Hall 2020 15th edition. Elsevier
- Biopac Student Lab PRO TUTORIAL: N/A N/A
- Biopac Student Lab PRO Manual: N/A N/A
- Biopac Student Lab Basic Tutorial: N/A N/A