Plano de Estudos

Bioeletricidade e Eletrofisiologia BE

Contextos

Groupo: 2_LEBB 2026/27 > 1º Ciclo > 3º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta unidade curricular espera-se que os estudantes: • Compreendam os mecanismos de geração de potenciais de ação nos neurónios e a sua propagação; • Conheçam as formas de modelar matematicamente o potencial de membrana em neurónios; • Compreendam os mecanismos eletrofisiológicos essenciais que explicam a geração de correntes elétricas no corpo humano; • Compreendam conceitos de eletromagnetismo essenciais para explicar fenómenos de bioeletricidade; • Conheçam os principais sinais eletrofisiológicos utilizados para diagnóstico clínico e em investigação e saibam dar exemplos de aplicações clínicas das técnicas de eletrofisiologia. As competências a desenvolver são: • Capacidade de resolver individualmente e em grupo problemas de bioeletricidade e eletrofisiologia de forma analítica ou recorrendo ao uso de programas de simulação numérica; • Capacidade de identificar e caracterizar respostas neurofisiológicas em contextos de saúde e doença.

Programa

• Revisão dos circuitos RC. • Potenciais bioelétricos. • Canais iónicos. • Potenciais de ação. • Propagação dos potenciais de ação. • Estimulação elétrica. • Fontes e condutores volúmicos. • Modelos de volumes condutores. • Estimulação elétrica e magnética transcraniana (Transcranial Electrical and Magnetic Stimulation - tES, TMS). • Sinais eletrofisiológicos centrais e periféricos: eletro- e magneto- encefalografia, eletromiografia. • Eletrofisiologia do sistema sensoriomotor. • Eletrofisiologia cardíaca • Resolução de problemas relativos a todos os temas abordados nas aulas teóricas de forma analítica e com recurso a métodos numéricos computacionais.

Método de Avaliação

A avaliação é constituída por duas componentes de avaliação contínua, uma individual e uma em grupo: 1) Avaliação contínua individual – ponderação de 50% na nota final: um teste feito ao longo do semestre sobre os conteúdos teóricos e teórico-práticos dados ao longo das aulas sobre bioeletricidade; 2) Avaliação em grupo - ponderação de 50% na nota final: ficha de trabalho com problemas sobre as simulações computacionais realizadas nas aulas teórico-práticas e questões clínicas em neurofisiologia, a ser realizada por grupos de 2 alunos, com resolução a ser entregue em formato escrito após o fim das aulas do semestre. A nota mínima em cada momento de avaliação é 9.5 (em 20). Caso a nota mínima do teste individual seja inferior a 9.5, este poderá ser repetido na 1ª época de exames. A nota final será então calculada segundo a fórmula: NOTA FINAL = (TESTE INDIVIDUAL OU EXAME*0.50) + (FICHA DE TRABALHO*0.50)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 98.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Textbook of Medical Physiology: Guyton A.C.and Hall, J.E. 2006 11th Edition
  • Principles of Neural Science: Kandel E.R. et al 2013 5th Edition, McGraw Hill Medical
  • Bioelectromagnetism: J Malmivuo, R Plonsey 1995 OUP.
  • Bioelectricity, a quantitative approach: R Plonsey, R C Barr 2007 3rd ed., Springer

Secundária

Disciplinas de Execução

2026/2027 - 1 Semestre