2021/2022

Objetivos

A Licenciatura em Engenharia Física tem como principal objetivo assegurar conhecimentos sólidos nas áreas fundamentais de uma formação em Engenharia Física, a saber, Física, Matemática e Eletrónica e Instrumentação, com o nível adequado a um 1.º ciclo de estudos. Este curso oferece ainda formação básica em Química, Economia e Gestão, Programação e Computação, para além de unidades curriculares de Inovação e Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal. A inclusão de um Estágio no final do curso permite aos estudantes ter um primeiro contacto com I&D em ambiente empresarial ou em centros de investigação da academia, ou ainda promover a mobilidade no espaço internacional (por ex. programa Erasmus).

De um modo geral, pretende-se dar uma formação abrangente e de elevada qualidade que estimule um espírito curioso, crítico, empreendedor, e que motive a prossecução dos estudos para um 2.º Ciclo em Engenharia Física ou áreas afins, não esquecendo a possibilidade de opção por um conjunto de saídas profissionais complementares.

Competências: Ciências físicas e fundamentos da ciência da engenharia. Processos industriais e tecnológicos de base física. Simulação e modelação de processos e sistemas. Investigação e desenvolvimento em tecnologias físicas e afins. Resolução de problemas de interface entre especialidades de engenharia.

Saídas Profissionais

Empresas de base tecnológica | Empresas de auditoria e consultoria técnico-científica e económico-financeira | Empresas de serviços e indústria | Entidades de regulação e acreditação | Organizações e infraestruturas internacionais de investigação científica e tecnológica.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Guiomar Gaspar de Andrade Evans