Disciplina Curricular
Física Experimental III FE-III
Licenciatura Bolonha em Engenharia Física - 1_LEF 2021/22
Contextos
Grupo: 1_LEF 2021/22 > 1º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Realização de atividades experimentais, tendo como finalidade: - Consolidar e contextualizar os conceitos e os conhecimentos teóricos. - Compreender e resolver problemas reais em contexto laboratorial. - Aprender a usar equipamentos, a fazer a aquisição, o registo e o tratamento de dados. - Familiarização com a diferença entre a teoria e a prática (aplicação do conhecimento teórico em situações concretas da realidade). - Estimular o pensamento crítico e a aplicação do método científico. - Desenvolver a autonomia, a criatividade, e a capacidade de adaptação. - Desenvolver a capacidade de comunicar, e de trabalhar em grupo. - Promover a curiosidade e a capacidade de investigação. - Preparar para o mercado de trabalho e para atividades de I&D.
Programa
Regras e atitudes a ter em laboratório. Normas e regras de escrita das grandezas físicas. Registo e análise de dados, e documentação das atividades experimentais. Reporte e disseminação de resultados. As atividades experimentais abarcam o estudo: 1. da propagação unidimensional de ondas: frequências dos modos normais da corda vibrante 2. da propagação de ondas eletromagnéticas em cabos coaxiais: velocidade de propagação, e adaptação de impedâncias 3. das leis da ótica geométrica usando luz laser, e de instrumentos óticos (e.g., telescópios) 4. das leis da ótica geométrica e fenómenos ondulatórios com micro-ondas 5. dos fenómenos da difração e interferência com luz laser 6. da radiação térmica: leis da distribuição espectral da radiação, do deslocamento de Wien, e de Stefan-Boltzmann 7. de espectros atómicos; determinação da constante de Rydberg 8. do efeito fotoelétrico, e do fenómeno da eletroluminescência; determinação da constante de Planck.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação da unidade curricular compreende a realização de exame escrito e a execução e reporte dos trabalhos laboratoriais. O exame final (com nota mínima de 8 valores) contribui com 40% da classificação final, e tem como objetivo atestar que o estudante sabe trabalhar, de forma autónoma, os conceitos teóricos e teórico-práticos que permitem compreender e interpretar os fenómenos e os resultados das experiências. A avaliação da componente laboratorial (60% da classificação final) é contínua. É obrigatório o uso de caderno de laboratório. A classificação da componente laboratorial tem em consideração: i) a preparação das aulas práticas (obrigatória), ii) o desempenho nas aulas, iii) a elaboração de relatório individual, iv) a realização de apresentações em grupo, e v) a qualidade dos registos efetuados no caderno de laboratório (preparação das experiências, registo e tratamento de dados, e análise de resultados).